quarta-feira, 29 de agosto de 2012

O meu 19º carro....

Já tinha comprado carros cedendo a tentações que pouco ou nada tiveram de racional mas, e com a excepção feita a um certo Jaguar XJR, nunca tinha comprado um carro por simples precipitação.... Mas, desta vez, foi esse o caso.... vendi o TT 'sem querer' e depois do dinheiro na mão e o carro entregue ao stand, não havia volta a dar.... e como se não bastasse, ainda arranjei uma valente desavença com a minha Mulher porque.... tinha-lhe vendido o 'carro fetiche'!! Estava o caldo entornado....:-(

Como a vida famliar não funcionava só com a carrinha Audi e a minha bela Bulldog 1100 (a beleza abaixo)

 lá parti eu em busca de um 2º carro.... procurava algo recente, com poucos quilómetros e, de preferência, com algum 'fun factor' ;-)
Depois de refinar os critérios de busca, comecei a fixar-me num conceito que muito aprecio; os 'Pocket Rocket'! A preencher todos os requisitos necessários, perfilou-se então um Citroen C2 1.6VTS (125cv) de 2006 com menos de 40.000km, também conhecido por; 65-BM-61!



O C2, para além do seu ar discreto e simpático, vinha muito bem equipado, contemplando 6 airbags, AC, ESP e um excelente auto-rádio!
De origem era também a mala em versão 'para hamsters' e uma posição de condução menos boa... ou se estava de pernas bem esticadas, mas longe do volante, ou se estava perto do voltante, mas com as pernas demasiado flectidas...:-(


Obviamente, tudo isto deixava de ser muito importante na hora em que se dava à chave, se metia a 1ª e pimba!!! 7.200rpm com ele!!! Ah e era assim com as outras velocidades todas!! :-D
O pequeno 1.6 16v  de 125cv era ávido por rotação e com uma caixa curtíssima que fazia a 5ª 'esgotar' com o velocímetro a indicar pouco mais de 200km/h, era uma alegria espremer o C2 em mais ou menos 99% das ocasiões!! Era também uma excelente forma de disfarçar a falta de binário deste pequeno bloco (143Nm às 3.750rpm), portanto, andamento que se sentisse, era algures entre as 4.000 e as 7.000rpm! Gáááás!! :-)
A verdade é que apesar deste tipo de utilização mais 'exigente', nunca fui surpreendido por facturas de gasolina fora do normal... leia-se, mais de 10 litros/100!



A nível de estabilidade, sou franco em dizer que foi um carrinho que me surpreendeu pela positiva, apesar de se tratar de um 'peso-pluma' com pouco mais de 1.000kg e de um carácter claramente subvirador! Jantes de 16 polegadas, calçadas com Michelin Sport 195/45, ajudavam à festa e as maxilas pintadas de vermelho, rematavam no aspecto 'racing' ! ;-)



Em termos de conforto interior nada a apontar (se não quiserem debater sobre o ridículo espaço para as pernas dos lugares traseiros) ... AC muito eficiente e um rádio de alta qualidade (Alpine com ligação para iPod) ajudavam a disfarçar a dureza/secura da suspensão, que aliás, não deixa de ser mais do que uma mera característica deste tipo de pequenos desportivos... a colocação dos comandos dos vidros eléctricos junto ao comando da caixa é que.... não lembra nem ao Diabo!




Não sendo de todo um carro para grandes distâncias - imaginem o que era fazer 300km de AE a 160km/h com a 5ª  a 'berrar' para além das 5.000rpm - era concerteza o companheiro ideal para 'aquela' estradinha de montanha em que, da 2ª à 4ª, só se dá tréguas ao 'andamento' quando o pedal de travão já só pára no tapete (é, aconteceu-me... mais do que uma vez)!! :-D



Ah! e outra coisa.... e o gozo de ver as caras dos 'surpreendidos' quando constatavam que, afinal, o 'VTS' de lado não era propriamente designação de mais um 'comercial a fingir'... ahahahah TOP! Diria mesmo.... priceless!!
É que falo verdade que quando digo que a 3ª e 4ª desta pequena 'bombinha' serviam para deixar muitos carros de 'maior porte' em sentido!!



 Ficou a faltar 'tempo' para um kit de admissão completo da K&N, uma linha de escape em inox e de um upgrade aos travões.... tenho a certeza de que ficava um VTS mais 'R'.... ;-)

domingo, 26 de agosto de 2012

Chris Harris on ..... Ferrari 599 GTB

Parece que o meu jornalista preferido estava a ficar sobrecarregado com as prestações do 911 (997) GT3 RS 4.0..... portanto, decidiu fazer um 'downgrade' para um .... Ferrari 599 GTB !! LOL!!!


quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Ferrari California.... o meu test-drive !!

Não sou muito de me fiar na 'sorte' mas, neste caso, confesso que é mesmo uma grande sorte ter um amigo que, num acto de enorme generosidade, nos diz: 'Queres vir experimentar o meu Ferrari California?' ;-)




Perante tamanho altruísmo, e mesmo que não gostasse de carros, até ficava mal não aceitar... Em primeiro lugar porque, pelo contrário, sou dos que gosta muuuito de carros e em segundo, porque conduzir um Ferrari não é coisa que faça propriamente todos os dias! :-D
Aliás, com esta experiência, foi a 3ª vez que conduzi um.... 355 Spider e 360 Modena tinham sido os 'registos' anteriores.




O California é talvez, o mais 'soft' dos Ferraris, (se é que o conceito 'soft' alguma vez se possa associar à marca), sendo actualmente o mais 'user friendly', sobretudo quando comparado com modelos mais 'hardcore' como o 458 Italia ou o novíssimo F12 Berlinetta de 730cv!

Lançado em 2009, foi o primeiro Ferrari a estrear um motor de injecção directa e uma nova caixa 'dual clutch' de 7 velocidades. Foi também pioneiro na concepção do tecto metálico articulado o qual, apesar de 'carregar'' na balança (1.780kg), tem benefícios inquestionáveis em termos de conforto e rigidez estrutural.

Conta com um V8 de 4.3 litros, debitando uns muitos respeitáveis 460cv às 7.750rpm e um binário máximo de 485Nm às 5.000rpm.





Bom, mas deixemo-nos de 'estatísticas'....

E passemos à 'acção'! :-D
O carro despertou com um rugido forte e grave, suficiente para servir de despertador à vizinhança, sobretudo quando se fala em Domingo e 8h da manhã.

No belíssimo interior, integralmente revestido a pele, foi fácil constatar que estamos na presença de um 'GT' e não de um super-desportivo radical, inguiável em qualquer coisa menos boa do que uma AE alemã! 
O abundante equipamento presente, destina-se a tornar viagens longas num prolongado e relaxante momento de prazer.... se fôr essa a disposição! :-D




De outra forma, e em modo de 'ataque', podemos fazer o 4.3 gritar bem alto até às 8.000rpm, e sentir a força dos 460 cavallinos rampantes!! Como foi o caso....!! ;-)

Com o 'manettino' em modo 'Sport' (há 3 modos disponíveis; Confort, Sport e CST Off) e esperando que o óleo atingisse a temperatura ideal, houve tempo ainda para umas fotos antes de dar início a uma experiência de condução que nos fica 'tatuada' na memória por muito tempo!
Fiquei positivamente surpreendido com a tolerância da suspensão em estradas menos boas, apesar de rodar em modo 'Sport'! Esperava um carro bem mais 'saltitante' e nervoso com a suspensão regulada para o modo mais 'duro'.
A direcção, um pouco leve demais para o meu gosto, é de uma precisão incrível e qualquer pequeno 'input' de volante se traduz numa resposta imediata do carro. Não nos esqueçamos que falo de um carro com quase 1.800 kg de peso, mas que, ainda assim, muda de direcção com a agilidade de um Saxo Cup!



Com o V8 a trabalhar entre as 5.000 e as 8.000rpm, o som dos 4 escapes é qualquer coisa de fabuloso, não se inibindo de uns quantos 'back-fires' em aliviar de acelerador ou nas trocas de caixa!
E já que se fala em caixa, absolutamente nada a apontar à 'dual-clutch' de 7 velocidades! Com um resposta ultra-rápida, quer nas subidas, quer nas reduções, é nestas últimas que é possível desfrutar dos 'blip' de acelerador entre mudanças, destinados a suavizar a entrada de uma mudança inferior! Soberbo.....




Estará mais ou menos implícito que com tamanho andamento e capacidade de aceleração, os travões tivessem trabalhos redobrados.... e é verdade! Mas os enormes discos carbo-cerâmicos, mordidos por umas gigantescas pinças de 6 pistões à frente e 4 pistões atrás, 'aguentam-se à bronca' que nem uns valentes, recusando-se a aceitar o conceito 'fadiga', mesmo quando, após uma dose de condução bastante 'inspirada', se fica com as pastilhas a deitar fumo!! :-D

Ah depois há os consumos..... mas...... WHO CARES??.... :-D

UM AGRADECIMENTO MUITO ESPECIAL AO SENHOR 'X', MEU AMIGO, SEM O QUAL ESTE POST NÃO SERIA POSSÍVEL.
TENS UM CARRO MAGNÍFICO!! OBRIGADO! ;-)


quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Tê-los, ou não tê-los? eis a questão...


E este Sr, sem qualquer sombra de dúvida, tem-nos!! e graaaandes!

Volvo V40.... segurança acima de tudo

Com o lançamento do novo modelo V40, a Volvo apresenta um inédito sistema de protecção para peões, o 'Pedestrain Airbag Technology'... aqui fica o vídeo.



... e é caso para dizer: GOSTO! ;-)

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Audi e Ducati em Pikes Peak

Ao longo das suas histórias, Audi e Ducati estiveram na origem da criação de lendas da competição na famosa subida de Pikes Peak. Por altura da 90ª edição da traiçoeira prova de subida, estes dois ícones do mundo motorizado escolheram participar juntos numa demonstração da mais crua expressão de performance contra a montanha, a mesma que tem trazido a ambas, a glória das vitórias....




sexta-feira, 10 de agosto de 2012

O meu 18º carro....

Se a 'tentação' não me tivesse aparecido à frente, muito provavelmente não teria vendido o meu MX-5…. mas, perante um misto entre; vontade de agradar à minha 'mais que tudo' e; de ter um carro menos 'limitativo'… leia-se, com mais de 2 lugares…. resolvi ceder à tentação! Tanto mais que, a acrescentar aos dois factores que referi, havia a questão do (bom) preço…. que apimentava ainda mais a tentação!;-)

O carro em questão era de um colega de trabalho, logo, alguém de confiança e estava em excelente estado de conservação!

Apresento-vos o meu 18º carro, um Audi TT 1.8T de 2000…….. o 76-67-SO!! 




O carro veio para a minha mão com menos de 100.000km, tendo uma revisão feita há pouco tempo. Vinha equipado com 4 pneus Godyear F1 novos e a única coisa que estava a precisar de substituição era o rádio, com o botão de regulação do volume 'pifado'…

Perante este cenário, era meter gasolina e andar! ;-)

O motor 1.8 Turbo de 180cv, começou logo por deixar uma boa impressão na medida em que rapidamente se esquece que estamos perante uma unidade sobrealimentada, tal é a linearidade e disponibilidade desde rotações muito baixas sem, no entanto, dar mostras de 'sufocar' em rotações mais altas.

Com um binário generoso, a precisa caixa de 5 velocidades funcionava maior parte do tempo nas relações mais altas, uma vez que a facilidade com que se mantinham rotações baixas, mas sempre com força disponível, assim o pedia!

Os consumos em utilização mais pacata, chegaram a marcar menos de 9 litros/100 no computador de bordo, subindo para 11/12 em utilização mais desportiva. 


A qualidade de construção cuidada e muito robusta (tipicamente Audi), fazia esquecer que estava na presença de um carro com 7 anos e até mesmo o toque dos comandos ou dos pedis só servia para reforçar essa sensação! ;-)

Lembro-me que os bancos desportivos davam um suporte soberbo e, apesar de uma sensação de 'dureza' inicial, provavam ser excelentes em deslocações mais longas. Os assentos traseiros 'desenrascavam' em deslocações curtas, desde que os passageiros de trás tivessem menos de 1.50m! :-D

Surpreendente era a mala, quer em termos de capacidade, quer em termos de versatilidade, com a possibilidade de se rebaterem, rapidamente, os encostos dos lugares traseiros.

O grande 'senão' do TT era mesmo o conforto! Apesar de não ter grandes pretensões (verdadeiramente) desportivas, sendo mais um 'GT' (chique), as suspensões eram bastante 'secas'…. não que isso fosse uma desvantagem em bons pisos, contribuindo para uma excelente estabilidade, mas resultava demasiado 'agreste' em pisos menos bons, onde facilmente gerava um 'saltitar' desagradável a bordo…. 


As versões 'Mk1', que perduraram até 2006, continuam a ser a minha carroçaria favorita do Audi TT, sendo um carro que, ainda nos dias de hoje, faz virar muitas cabeças!!

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

9.000rpm em Stelvio Pass (Itália)...

Jethro Bovingdon e a Car and Driver 'Abroad', continuam a surpreender-me!

Desta vez, Jethro leva um dos melhores e mais bonitos Ferraris de sempre, o 458 Italia Spider, por uma das mais belas estradas do mundo.... Stelvio Pass! 

570cv, 9.000rpm num V8 Ferrari, uma paisagem deslumbrante e muitos, muitos ganchos! :-D



terça-feira, 7 de agosto de 2012

Mercedes SLS... Black Series!

Será que o 'Excelente' poderá ainda vir a ser .... melhor?? ;-)

A Mercedes anda a preparar a edição 'Black Series' do seu porta-estandarte, SLS!!
O sonoro 6.2 V8 deverá receber alterações de monta, a permitir um upgrade de potência para níveis a rondar os 650cv, sem recurso a (felizmente) sobrealimentação! 
Alargado, com maiores entradas de ar, mais leve e mais baixo, o SLS 'Black' deverá, numa versão final, ficar mais ao jeito da versão de competição 'SLS AMG GT3'! ;-)

Cool......









sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Jeep Grand Cherokee falha no teste do alce!!

A Teknikens Värld, uma publicação Sueca sobre automóveis, acaba de revelar um problema na nova geração do Jeep Grand Cherokee, quando este é levado a executar uma manobra evasiva de emergência! Vulgarmente conhecido com o 'Teste do alce', a Teknikens Värld carregou o carro de acordo com as suas especificações e conduzio-o através de um 'slalom' de pinos a, aproximadamente, 65km/h. O novo Jeep reagiu violentamente, inclinando-se perigosamente sobre apenas duas rodas!!

Após contacto com a revista autora do teste, o fabricante alegou que o carro se encontrava incorrectamente carregado. Depois de uma longa discussão, o teste foi novamente realizado e, desta vez, reconfirmado pela Jeep/Chrysler, com recurso a 3 carros diferentes.

Todos os dispositivos de segurança do carro, incluindo o sistema electrónico de controlo de estabilidade ou o sistema de 'anti-capotamento', se encontravam ligados. A Teknikens Värld tinha especificado no vídeo (abaixo) que o carro tinha sido carregado 'de acordo com as indicações de peso constantes no livrete Sueco, entregue pela Jeep', 'com pressão dos pneus de acordo com as especificações oficiais Jeep' e 'suspensão pneumática Quadra-lift em modo automático'.

Subsequentemente, o carro voltou a falhar no teste e a revista referiu ainda que de 7 em 12 tentativas, o Jeep chegou a rebentar um dos pneus da frente.

A Teknikens Värld vem realizando este teste desde 1948 e ficou mundialmente conhecida pelo facto de ter sido responsável pela proibição da venda da primeira geração do Mercedes classe A, depois deste ter capotado durante o teste, em 1997.




quinta-feira, 2 de agosto de 2012

O meu 17º carro...

Estavamos no verão de 2006 quando optei por efectuar nova mudança na minha vida profissional!
Como já devem estar a imaginar… vem lá carro novo! :-) Estão correctos, só que desta vez…. ia ser eu a pagá-lo do meu bolso :-(

Entregue o surpreendente Volvo S40 1.6 (e digo 'surpreendente' na medida em que tinha expectativas muito baixas em relação a um carro que acabou por me fazer repensar o 'approach' à marca), precisava de arranjar um substituto à altura, que servisse de forma igualmente competente, as necessidades familiares.

Surgiu então a oportunidade de comprar, a alguém de confiança, o seu carro de empresa, na altura com 3 anos e apenas 62.000km percorridos… a minha actual Audi A4 Avant 1.9TDi (130cv) 'S-line', de 2003…. a 66-06-VA!




As versões 'S-line' de qualquer Audi, são as de cunho mais desportivo, seja no plano do equipamento, da estética, da afinação de suspensões ou da dotação de jantes/pneus.

Confesso que apesar de reconhecer o enorme contributo visual, suspensões rebaixadas/reforçadas e jantes de 17' com pneus 235/45, são, na minha óptica, um exagero quando falamos de um carro com um motor diesel de 130cv e orientação marcadamente familiar!

Por essa razão, e com o intuito de melhorar o conforto da carrinha, fiz há 1 ano um 'downgrade' para jantes de 16' e pneus 215/55…. e que diferença!!

A carrinha ficou muito mais 'suave', em nada perdendo a nível de estabilidade direccional ou 'certeza' no comportamento, mas em muito beneficiando o silêncio de marcha, a tolerância aos maus pisos e ajudando a disfarçar a 'secura' da suspensão 'S-line'.



A minha experiência de mais de 6 anos com este carro tem sido tão boa, tão boa que… sinceramente não sei por que parte dos elogios hei-de começar primeiro!! :-D

Posso afiançar com toda a certeza que, até à presente data, é o melhor carro que alguma vez tive!!

Vou começar por um aspecto fulcral… a fiabilidade! Hoje, com perto de 215.000km, e salvo revisões periódicas e substituição de material de desgaste normal, posso garantir que nunca tive uma avaria com a minha A4! O carro é absolutamente à prova de bala!! É meter gasóleo, dar à chave e…. andar!
Tem consumos de óleo absolutamente dentro das tolerâncias normais, levando entre 0.5l a 1l a cada 10.000km…
Falando em consumos, são algo de extraordinário que ainda hoje (e regendo-me por padrões actuais) se podem considerar excelentes!! Fazer médias abaixo de 6litros/100 é uma brincadeira de crianças e mesmo impondo ritmos mais exigentes ao 1.9TDi (leia-se, de 160 para cima), dificilmente chega aos 8 litros/100!! Memórias de mais de 1.000km com um depósito de combustível são frequentes e não há desculpa nenhuma para não se dar sempre mais uma voltinha ;-)!


O que é curioso, é que consumos baixos são normalmente sinónimo de prestações sofríveis, mas tal não é o caso deste TDi, custando a acreditar que debaixo do capot estão só 130cv e 310Nm de binário! A facilidade com que ganha velocidade ou supera os 220km/h no ponteiro, não é comum em carros deste nível de potência!
As vibrações em baixas rotações e o ruído a frio podiam ser inferiores, mas dissipam-se à medida que o turbo 'enche' (algo que se sente a partir das 1.500rpm) e à medida que o motor ganha alguma temperatura.


O escalonamento e o manuseamento da caixa de 6 velocidades são excelentes, não se notando nenhum 'fosso' entre mudanças, sendo possível rodar em 6ª velocidade, a 160km/h, a tão somente 2.800rpm (red line às 4.500rpm), com consequências óbvias para o silêncio a bordo.

Depois temos a qualidade de construção… bom… digamos que é como se fosse um bloco de granito!! A sério, e sem exageros, com 9 anos de idade, 215.000km e suspensões 'S-line'… a carrinha não faz um ruído no tablier…. ou onde quer que seja!!
Os materiais empregues são do melhor que tenho visto e arrisco mesmo a dizer que, depois de ter tido alguns BMW 'topo de gama' (série 5 e 7), reconheço que a Audi está uns furos acima!

Tudo funciona como no primeiro dia… com excepção do tecto de abrir que, às vezes, na posição 'spoiler', ganha 'vida própria' e fecha-se sozinho! :-D



O tacto dos pedais, o comando da caixa, o peso da direcção, o puxar do travão de mão, etc…. sente-se tudo como se tivesse acabado de sair do stand!

A posição de condução é soberba e as múltiplas regulações dos excelentes bancos desportivos (S-line), bem como a enorme amplitude de regulação em profundidade e altura do volante, permitem que qualquer condutor, com 1.50m ou com 2.00m, se sinta rapidamente à-vontade no posto de condução!




O rádio/CD de origem é um 'concert' com 8 altifalantes e sub-woofer integrado na mala e, escusado será dizer, que com tamanha solidez de construção, outra coisa não seria de esperar senão ter um verdadeiro pavilhão de concertos a bordo!

Pequenos extras como; aplicações em alumínio escovado no interior ou cortinas traseiras embutidas nas portas, dão-lhe um certo charme, ao mesmo tempo que propiciam um ambiente muito acolhedor.


E já que se fala em 'interior', e passando aos 'menos' da carrinha A4; o banco traseiro podia ser um nada mais macio, sobretudo no lugar central, e também não se perdia nada se tivesse uma bagageira mais generosa (pouco mais de 400 litros)... se bem que, e há que reconhecê-lo, nunca foi obstáculo para levar a família de férias.... com a mala carregada até ao tecto ;-) ! !

Outro 'menos'…. são as revisões para troca da correia de distribuição, necessárias de 90.000km em 90.000km (já me tocaram duas)…. que não costumam ficar muito longe dos Eur1.000 (fora da Audi)!! :-(

Num carro capaz de aliar uma excelente qualidade de construção a uma fiabilidade imperturbável , uns consumos fantásticos a prestações de relevo ou segurança a um elevado prazer de condução, nem parece muito relevante criticar uma suspensão um tanto 'seca' ou uma bagageira acanhada pois não? ;-)


Ferrari F12 Berlinetta.... parte 2!

Jethro Bovingdon testa (a sério) o novo F12 e compara-o com o seu 'irmão de sangue'.... o 599 GTO!
Tão importante quanto ver.... é ouvir a sinfonia do V12 Ferrari!!