sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Novo Clio RS, ou melhor.... 200 Turbo!

Salão de Paris…. Renault apresenta o novo RS, ou melhor, o 200 Turbo!

A confirmar suspeitas anteriores, o novo 'RS' virá equipado com um 1.6 turbo de 200cv, acoplado a uma caixa de 6 velocidades e duas embraiagens 'EDC' (capaz de passagens wm 150milisegundos em modo 'Race') e nem tão pouco se poderá optar por versão 'manual'!

Outra opção que tb não será possível escolher é o 200 Turbo em formato de 3 portas, estando esta versão reservada à carroçaria de 5 portas :-(

O 1.6 Turbo é capaz de 200cv às 6000rpm e tb de debitar muito mais binário - 240Nm constantes entre 1750 e 5600rpm - uma crítica sempre presente na anterior geração 'atmosférica' de 2.0 litros, a debitar 210Nm a umas bastante altas 5600rpm!

Giro, giro é o conceito 'R-sound effect', que pretende replicar/simular vários sons 'famosos' da indústria automóvel, fazendo-os chegar à cabine, através do…. Auto-rádio!! ;-)






quarta-feira, 26 de setembro de 2012

O meu 21º carro...

Depois de uma experiência alucinante com a minha Buldog 1100 na pista de Portimão (Curso de Condução Avançada promovido pela Action Team), fui apoderado por uma súbita e incontrolável vontade de comprar uma mota menos 'zen' e mais 'R'…



Como tb não queria cair em exageros… optei por comprar uma 'R-Zen' :-) e optei por uma BMW R1200S usada, com pouco menos de 10.000km!


Estética arrebatadora e inquestionáveis qualidades dinâmicas… no entanto, e para o dia-a-dia, detestei!!

Se arrependimento matasse, estava estendido no chão ao cabo de 3 semanas após a compra! Suspensões rijas (apesar de reguláveis), peso sempre 'à frente' a sobrecarregar os pulsos e um Akrapovic (de origem mas sem os silenciadores) demasiado 'presente' para o meu gosto….
Era desta…. ao final de vários anos como utilizador diário de motociclos, vi nesta 'má escolha' uma hipótese de repensar estratégias e apontar para um meio de transporte mais 'versátil'…. ou seja, quer chovesse ou fizesse sol, quer fizessem 2 graus ou 40, passava a ser-me indiferente e gerador de muito, mas muito menos stress organizacional!

Peguei no dinheiro da venda da R1200S e comprei o 15-JE-30, um Smart Fortwo cdi de 2003, com 72.000km!


Comprado num stand da 'especialidade' (só vende smarts) no concelho de Sintra, tive a oportunidade de escolher até a cor dos painéis exteriores, tal era a quantidade de carros para venda! Optei por um modelo de 06/2003, versão 'Passion', que trazia de origem o AC, caixa automática, o tecto panorâmico, vidros eléctricos, fecho central com comando, rádio 'superior' (com um som do caraças!) e, no caso do meu carro, bancos aquecidos em pele…. um luxo!! ;-)


Na compra do carro, o referido stand 'oferecia' 3 anos de garantia desde que o cliente se prontificasse a realizar manutenções de 7.500 em 7.500km em oficinas próprias… isto apesar da marca só recomendar fazer as manutenções de 10.000 em 10.000km.

No dia em que fui levantar o carro ao stand, e apesar de estar perfeitament consciente que trazia um carro com 41cv a diesel, reparei ao final de poucos metros que o carro era muuuuito lento! Mas tão lento que só podia haver algum problema…. o que veio a confirmar-se na primeira (ligeira) subida que apanhei ao final de 5 mins de condução, com o pequeno Smart a recusar-se passar dos 60km/h…. Estava 'armado' o circo!!

Voltei imediatamente para o stand e diagnosticaram-me uma fuga num tubo qq do turbo, originando uma perda considerável de potência… Saltou-me a mola e percebi logo que nem se tinham dado ao trabalho de verificar o carro antes de mo entregarem….!! :-(

E começou a minha 'novela'…..



Apenas dois dias mais tarde, voltei ao stand com o AC a recusar-se a fazer frio…. 'Ah e tal, precisa de ser carregado…' Por causa do AC, voltei lá mais 4 vezes ao longo de 2 semanas!!! Até que chegaram à conclusão (acho que sabiam desde o primeiro dia) que o radiador do AC tinha que ser substituído!

Sempre tive a sensação que o pedal do travão era assim um bocado 'esponjoso', obrigando-me por vezes a ter que 'injectar' travões para sentir consistência no pedal… e para apanhar uns sustos!! Reclamação feita junto do stand…. 'Ah e tal isso podem ser os afinadores automáticos…' Por causa da 'moleza' do pedal, voltei lá meia dúzia de vezes ao longo de 2 meses!

Em paralelo com os travões 'gelatina', sentia a direcção 'perra' numa certa e determinada posição de volante, quer para a esquerda o para a direita…. 'Ah e tal isso devem ser as ponteiras de direcção com algum empeno…' , pois, pois…. depois de 3 ou 4 visitas à oficina, tiveram 'só' que trocar a coluna de direcção. depois de eu me passar com eles no seguimento de um valente susto com a direcção literalmente 'trancada' à saída de uma rotunda perto de casa…. o carro até teve que ser rebocado, pois não podia ser conduzido….
Certo dia, a porta do lado do pendura não lhe apetecia fechar…. e lá fez a minha filha cerca de 20km a segurar a porta…. que se podia abrir a qq momento, medonho!!

Como devem imaginar, já não podia ver o stand à frente!! Desculpas esfarrapadas umas atrás das outras e muito, muito tempo perdido….

Reforço que até então ainda não tinha pago um tostão do meu bolso na medida em que fui sempre reclamando a tempo e horas e alegando a 'tal' garantia de 3 anos!

Depois veio uma avaria no alternador, ao cabo de 1 ano… 'Ah e tal, alternador é parte eléctrica e não está coberto pela garantia que é só referente a motor e caixa…', Bom…. aí comecei a não achar graça…. depois vieram fugas de óleo de retentores e borrachas ressequidas (por mais do que uma vez), uma escova do pára-brisas que saltou em andamento (a do lado do condutor), partindo-me a antena do rádio!!

A esta altura, percebi que a garantia de 3 anos não valia um tostão e mesmo que fosse uma suposta avaria de 'motor e caixa', fiquei com a clara sensação que o stand, depois de suportar o custo de 'n' avarias no meu carro, não me ia pagar mais nada! Assim sendo, deixei de lá ir…. porque não gosto que pessoas ou empresas, falhem com o prometido!

Para 'castigo', tive uma fuga de gasóleo na rampa do 'common rail' e, não fosse o facto do meu 'stand de confiança' ter conseguido arranjar-me uma peça em 'segunda mão' para substituir, a reparação desse orgão mecânico, ter-me-ia custado mais de Eur1.000!!!

Eh pá! Mas que porcaria de carro!

ERRADO!

Eu adorava o meu Smart! Apesar das inúmeras avarias, dos transtornos com idas e vindas constantes ao stand (a 20km de casa), das zangas com o responsável do stand…. eu gostava imenso de conduzir o 'Fortwo'!
E mais passei a gostar, qd lhe instalei uma 'powerbox' (http://www.chiptunning.eu/lang-en/smart/588-chiptuning-smart-fortwo-cdi-41-hp.html), e o pequeno Cdi conquistou outra 'alma', conseguindo manter velocidades muito aceitáveis (120/130) mesmo perante inclinações que antes o fariam perder velocidade para perto de 90/100!




A caixa, bom… quanto a essa não havia nada a fazer… era leeeeenta e, ou como eu, se guiava 90% em modo 'sequencial' ou, se ignorava e se deixava andar! Não era um defeito, era mesmo feitio e fazia coisas absolutamente inexplicáveis como; reduzir bruscamente para 1ª em locais onde se aguentava facilmente uma 2ª ou, teimar em meter a 6ª (extra-longa) assim que se aliviasse um pouco a pressão no acelerador, quando se rolava em 5ª!

As suspensões, apesar de 'rijinhas' não eram desconfortáveis e cheguei mesmo a levá-lo para algumas tiradas mais longas em AE, cruzando a ritmos estáveis de 120/130 (o cdi encontra-se electronicamente limitado a 135km/h), desfrutando do magnífico som proporcionado pelo auto-rádio de origem!

O estacionar, como devem imaginar num carro com 2.5m de comprimento, é uma 'brincadeira de crianças' e, ao 'comprido' ou de 'lado', arranja-se sempre uma forma e nem a ausência da direcção assistida complica a manobra! Practicabilidade em alta!



A mala, um 'cantinho' com pouco mais de 100 litros, nunca se revelou 'curta' e nem tão pouco se amendrontava com o transporte de objectos maiores (prancha de surf por ex), para o que muito contribuía o banco do pendura rebatível!

Não caiam em 'histórias da carochinha' se ouvirem falar de consumos de 3 ou 4 litros/100 nos Smart diesel! Bom, a não ser que andem sempre em descidas e nunca passem dos 80km/h...
O meu carro fazia cerca de 400km com um depósito cheio, leia-se 22 litros de gasóleo! Portanto, estamos a falar de 5litros/100…. por aí…
Não sendo extraordinariamente baixos, são bastante bons…. mas se pensarmos que a minha carrinha A4 1.9Tdi de 130cv e 1.500kg de peso, gasta 6litros/100…. estão a ver não é?

Muito se fala nos 'arranques' dos Smarts…. hhhmmm… vamos lá relativizar a coisa…. até aos 50/60, são 'despachadinhos'…. mas a marca anuncia quase 19s dos 0-100! Mais ou menos o mesmo que um Fiat Panda 750! Obviamente que, no caso do meu, e devido à instalação do 'chip', as acelerações tinham saído beneficiadas, mas nada que o tornasse num 'dragster de semáforo'! :-D



Sempre me encantou o conceito 'COOL' dos Smart! Tanto fica bem para ir à praia de chinelo no pé, como fica bem para ir ao casino de smoking! E no que respeita a essa versatilidade, acho que não há outro carro igual!

Tenho a certeza que tive 'azar' com o meu carro, pois em conversa com outros proprietários de Smart diesel, a sensação é exactamente a oposta, havendo tendência para comparar a fiabilidade do pequeno 799cc diesel com os famosos 190D da Mercedes! Duram e duram e duram…

É com frequência que ouço pessoas dizer que jamais venderão os seus Smart, a não ser que seja para comprarem outro melhor….
Como eu os percebo! ;-)

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

918 Spyder faz Nurburgring em 7m14s!!

Novo Porsche 918 Spyder 'passeia'' em Nurburgring e, ao final de uma volta apenas, bate em 4s o anterior record de 7m18s, registado pelo 911 de série mais potente de sempre, o GT2 RS!!
O 918 Spyder deverá iniciar a sua comercialização em finais de 2013 e combina um V8 a gasolina com 2 motores eléctricos (um sobre o eixo dianteiro e outro sobre o traseiro). Espera-se uma aceleração dos 0-100 em menos de 3s, mais de 320km/h de velocidade de ponta e consumos médios na casa dos..... sentem-se, 4litros/100!!! ;-)




sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Road Trip ao Mónaco...3ºdia, Girona - Orange

Foi difícil sair do Hotel AC Palau ( http://www.marriott.com/hotels/travel/gropa-ac-hotel-palau-de-bellavista/ ) em Girona, depois da magnífica vista que nos acompanhou durante todo o pequeno-almoço.... e não fosse a enorme vontade que tínhamos de conhecer novas paragens, 'cabriolando' a céu aberto, confesso que tinha sido um sítio excelente para ficar mais uns dias!


Acompanhados por um Sol radioso e por temperaturas a rondar os 12/13 graus, rumamos em direcção a Orange/Piolenc (França), com um total de 351km para percorrer na 'etapa', não sem antes 'aproveitar' a gasolina espanhola, a pouco mais de Eur1.53 o litro, e atestar o depósito, mesmo antes de entrar em terras Gaulesas ;-)

A entrada em França, poucos quilómetros a norte de Girona, foi um pouco 'atribulada', na medida em que, optando por circular em estradas mais 'secundárias', dificultamos de sobremaneira a vida ao nosso GPS (gentilmente cedido pelo meu amigo João Letras), que teimava em enviar-nos por caminhos que nem tão pouco existiam, fazendo-nos perder tempo e ....paciência! :-(

Viajar fora das auto-estradas tem, sem dúvida, benefícios do ponto de vista paisagístico, fora isso, e neste trajecto, não representou uma grande 'mais-valia', pois acabamos por rodar a médias muito inferiores ao desejado, efectuamos incontáveis ultrapassagens a veículos pesados (os +300cv do M3 foram uma preciosa ajuda) e rolamos num piso, por vezes, menos bom!

Um bocadinho cansados do percurso que teimava em não nos deixar rodar acima dos 80km/h, decidimos fazer uma pausa para almoçar na lindíssima vila de Narbonne. Em plena Páscoa, não havia muito por escolher e o que estava aberto, estava mais ou menos a abarrotar e com indicações de espera para mais de 1h por uma mesa..... para dois!
Com não gostamos que nos sirvam almoço 'por favor', acabamos por optar por um almoço mais 'simples', numa esplanada com um Sol tímido, a fazer os termómetros andar ali pelos 14 graus às 14h.... brrrrr!

antiga calçada romana....
Narbonne, centre ville...

Da parte da tarde, o 'trânsito' era menos intenso e a viagem foi bastante mais relaxante, permitindo-nos desfrutar agradavelmente da paisagem campestre, à medida que encurtávamos a nossa distância para Orange....

...há terras com nomes 'ingratos'....

O 'estaminé' eleito para a pernoita era um albergue com muito boa crítica no booking.com, de seu nome 'L'Auberge de L'Orangerie'...
À chegada, nem queríamos acreditar, era um daqueles cenários de filme; uma casa com perto de 200 anos (uma antiga estação de correios), encantadoramente recuperada e transformada num líndissimo hotel de charme!
Calorosamente recebidos à porta pela dona do albergue, fomos surpreendidos com um nível de simpatia absolutamente incompatível com os pouco mais de Eur60.00 que custava uma noite ;-) Acho que já estivemos em hotéis de 5 estrelas onde não nos sentimos tão bem instalados!



L'Auberge de L'Orangerie

Apesar do cansaço, ainda houve tempo para um curto passeio pela semi-adormecida vila de Piolenc, estimulando o apetite para o jantar que previamente havíamos marcado no nosso 'chalet' :-)
Acho que não exagero se disser que aquele jantar ainda hoje é falado entre nós.... Tal a qualidade (e quantidade) da comida, do extremoso serviço e a rigorosa atenção ao detalhe de todo (pouco) o staff.
Não olharam a meios para nos fazer sentir o mais confortável possível!
Já sabem, ORANGE.... tomem nota; L'Auberge de L'Orangerie (http://www.booking.com/hotel/fr/auberge-de-l-orangerie-piolenc.en.html?aid=311984;label=auberge-de-l-orangerie-piolenc-qfMSmVKUAQ9fecSVU_2TMwS4200687613:pl:ta:p1:p2:ac:ap1t1:neg;ws=&gclid=CI6L7PSIxbICFcYKfAod5igACg).... ou, 'L'Auberge de Lingerie' como lhe chegamos a chamar LOL!!!