quarta-feira, 31 de outubro de 2012

BMW 116d estreia novo motor

O BMW 116d EfficientDynamics estabelece novos critérios no que respeita a potência e eficiência, fruto de um conjunto de medidas inteligentes que permitem reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO2, aumentando a performance.

O objetivo é evitar perdas de energia, aproveitando-a com maior eficiência, por ex. através do sistema de regeneração da energia de travagem a que se juntam muitas outras tecnologias inovadoras como a direção assistida elétrica e a função Auto Start Stop. O chassis rebaixado melhora a aerodinâmica e os pneus de atrito reduzido da terceira geração, ajudam também a poupar combustível.

A cilindrada do motor BMW TwinPower Turbo foi reduzida de 2,0 para 1,6 litros, em relação ao BMW 116d “normal”, tendo sido combinada com o sistema de injeção direta common rail mais apurado que permite injetar a mistura com uma pressão de 2000 bar. Este inteligente conjunto tecnológico de medidas permite reduzir o consumo de combustível e oferece impressionantes valores de potência. O BMW 116d EfficientDynamics consome apenas 3,8 l/100 km com um baixo nível de emissões de 99 g/km.

O longo escalonamento da transmissão e uma otimizada indicação do ponto de mudança de velocidade, ajudam o condutor a optar por um estilo de condução particularmente económico, por ex. o regime de rotações do motor a circular em estrada a 100 km/h em 6ª velocidade ascende a 1.600 rpm. O BMW 116d EfficientDynamics com um motor de 116 cv (85 kW) cumpre os 0 a 100 km/h em 10,5 segundos, atingindo a velocidade máxima de 190 km/h.

(Fonte: www.bmw.pt)




quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Big Muscle is back.... Shelby GT500 ELEANOR

A seguir ao Wiesmann MF-5 (versão com o 5.0 litros V10), acho que era um destes que vinha na minha lista de 'preferidos de sempre'....


Mercedes SLS AMG GT3...

Assinalando os 45 anos da AMG, a Mercedes-Benz lança uma edição especial da versão GT3 do modelo SLS AMG de competição.

Somente 5 carros serão construídos, todos eles em cinzento mate e com um cunho de desenvolvimento muito especial por parte do piloto Bernd Schneider.

Preço?.... hhhmmmm.... +450.000€!!!


domingo, 21 de outubro de 2012

Ao volante... Alfa Romeo MiTo 1.3JTD

Tive recentemente a oportunidade de conduzir durante 3 dias, e ao longo de +700km, a versão 1.3JTD (diesel) S&S de 95cv do Alfa Romeo MiTo e venho partilhar a minha experiência com vocês...

No primeiro impacto visual, rapidamente se conclui que o MiTo não é mais do que um Fiat Grande Punto com 'aspirações' a Alfa 8C Competizione! ;-)


A inspiração nas linhas do 8C joga a favor do pequeno Alfa, na medida em que é opinião mais ou menos consensual que as linhas do MiTo são, claramente, um dos seus pontos fortes! E eu também concordo... o carro é muito bonito e ainda bem que a marca optou por manter a exclusividade das 3 portas, pois contribui para o ar 'desportivo' do modelo.

Um ponto negativo que destaco desde já é a reduzida altura do pára-choques frontal ao chão, com o qual é facílimo raspar em todo o lado (nem com o meu antigo M3 me sentia obrigado a ter tanto cuidado!).

Um ponto que destaco pela positiva é o rigor de montagem, com folgas mínimas entre painéis e com alguns pormenores cromados a 'compôr' o aspecto final, dando-lhe ares de carro .... maior.


Passando para o interior.... na minha opinião, não é bom, nem mau e acho que é daqueles que se adora ou se detesta.... no meu caso.... hmmm.... não adorei!

O cuidado posto na montagem exterior, estende-se ao interior e apesar de uma escolha 'menos feliz' de alguns plásticos (sobretudo o plástico macio a imitar fibra de carbono, presente no tablier e portas), a robustez é evidente e mesmo em pisos mais degradados e/ou saltitantes, praticamente não há ruídos parasitas de maior.

Também as imitações de alumínio da consola central e volante são muito 'pobrezinhas' e, a meu ver, com uma tendência evidente para envelhecerem precocemente.

Sem ser um prodígio de espaço (para isso está lá o Giulietta), os lugares da frente são bastante desafogados, em detrimento de um espaço bastante mais acanhados para os passageiros do banco traseiro.
A mala, cumpre...

Os bancos da frente são rijos, poupando o corpo em tiradas maiores, mas carecem de regulação de apoio lombar para se atingir uma posição mais 'natural' ao volante (coisa que nunca consegui atingir a 100%).


Apesar de grande parte dos quilómetros terem sido feitos em Auto-Estrada , ou estradas com bom piso, não posso deixar de destacar o conforto de rolamento (para o que muito contribuíram as jantes de 16'.... acredito com 17' ou 18', o caso mude radicalmente de figura), ajudado por suspensões que, não sendo demasiado moles, são tolerantes q.b., sem grandes adornos de carroçaria ou oscilações nas transferências de massa.

O pequeno 1.3JTD é que podia ser só um bocadinho menos ruidoso em velocidades de cruzeiro para que o sentimento de  'carro maior' fosse mais evidente... Ah, e uma direcção menos 'leve' também era bem vinda....

Falando em motor, destaco pela positiva a resposta muito pronta ao acelerador, com o pequeno diesel a mostrar apetite por rotação, sem 'quebras' mesmo acima das 4.000rpm (regime de potência máxima), o excelente binário (na medida em que, há 10 anos atrás, era o valor apresentado por muitos 1.9) de 200Nm a um regime de apenas 1.500rpm, a contribuir para uma utilização fácil e descontraída.

Posso afiançar que os consumos verificados, pouco ou nada tem que ver com os consumos anunciados, sendo os 'reais' mais elevados. A média dos +700km ficou-se pelos 5.8l/100, com AC ligado e a médias constantes de 120/130.

Nota muito positiva para os travões, muito imediatos na resposta, a incutirem uma boa dose de confiança.


Em termos de equipamento presente, vivemos claramente na época do 'tudo incluído' e é impressionante o que se vai tornando habitual encontrar em carros deste segmento... dei por mim a pensar 'Então, não tem cruise control?' ;-)

Começo por elogiar o sistema Start&Stop presente! É muito imediato e quase imperceptível no seu funcionamento, sendo com toda a certeza o melhor de todos quanto experimentei até hoje.

O rádio CD com tomadas AUX e USB é sempre uma mais valia (ainda que os altifalantes fossem um bocadinho 'asmáticos'), o sistema Bluetooth também estava presente, ainda que fosse frequente a interrupção da ligação com o carro (tb poderia ser do telefone), AC automático bi-zona, uma carrada de airbags, ABS, Controlo de estabilidade.... por aí fora!

Um pormenor muito irritante... cada vez que destravava o carro, entalava o dedo indicador na base da consola central! O pessoal encarregue da ergonomia a bordo deve ter faltado no dia em que desenhavam aquela peça :-)

Outra coisa que também não gostei foi da inclinação dos pedais... não são bem de 'empurrar', são mais de 'carregar de cima para baixo'.... e no acelerador, é bom que se pise muito, porque o curso do pedal é looongo demais!

Pode-se sempre 'colmatar' o problema do acelerador com o 'gadget' DNA (Dynamic, Normal, AllWeather), seleccionando o modo 'Dynamic' o qual, basicamente, torna o acelerador mais 'imediato' e retira assistência à direcção para (supostamente) a tornar mais directa.... É giro, mas pouco interessante...


Se tivesse que classificar o MiTo numa escala de 1 a 5, dar-lhe-ia um 3,5...
Porquê?
Bom, porque é um carro esteticamente bem conseguido, confortável q.b., com 95cv sempre disponíveis e bem construído. Por outro lado, há materiais interiores de qualidade sofrível, a posição de condução não é das melhores, os consumos (para um 1.3) não impressionam e a ergonomia parece ter ficado 'esquecida' em algumas àreas.



Motor: 4 cilindros, diesel, 16v
Cilindrada: 1.248cc
Potência: 95cv/4.000rpm
Binário máximo: 200Nm/1.500rpm
Cx Velocidades: manual, 5 velocidades
Aceleração 0-100: 11.6s
Velcocidade máxima: 180km/h
Consumo médio (anunciado pela marca): 4.3l/100
Peso: 1.225kg
Capacidade da mala: 270litros

sábado, 20 de outubro de 2012

Road Trip ao Mónaco... 4ºdia, Orange-MonteCarlo

Começado o dia com um completíssimo e variado pequeno-almoço, preparamo-nos para deixar a simpática vila de Piolenc, rumando ao 'ponto alto', e propósito da nossa viagem - MonteCarlo!

Propositadamente, planeamos esta como sendo a mais curta da etapas, com aproximadamente 290km, possibilitando-nos desta forma, chegar cedo ao Mónaco e desfrutar ao máximo da capital internacional ... do luxo!! ;-)


A caminho da exuberância e ostentação monegasca, ainda fizemos questão de parar naquela que foi, em tempos, uma das 'capitais católicas' mais importantes da história, logo a seguir à cidade do Vaticano..... Avignon!



...Sur les ponts d'avignon L'on y danse, l'on y danse...


Ao melhor estilo de 'visita de médico', Avignon estava vista e seguia-se viagem para a 'vulgaridade' dos Bentleys, hotéis de 5 estrelas e €30.000 por m2!!


O bom tempo foi companhia frequente...
Bom tempo = capota aberta!
Com excelentes estradas a proporcionar uma condução descontraída, fomos seguindo a caminho de Montecarlo, expectantes com o que iríamos encontrar nas terras dos Grimaldi!


Oh Mónaco, oh Mónaco.... Montecarlo à vista!
A poucos kms do Mónaco, começavam a aparecer os carros de €500.000 ;-) ROOOOOOOOLLS!!!
um dos muitos túneis do Mónaco
Bom aspecto não?

Chegados ao centro de Montecarlo, já comigo a salivar com o inacreditável 'parque automóvel' que vínhamos encontrando pelo caminho, não foi propriamente fácil encontrar o caminho para o nosso hotel, na medida em que, apesar de ser um território bastante pequeno, basta enganar-mo-nos uma vez que, para voltar ao caminho certo, é quase preciso mudar de país! :-D


Alojados no Hotel Port Palace (mesmo em frente à Marina), estavamos muitíssimo centrais (tb com 2km2, não há como não ficar) e apesar de ser tentador ficar a desfrutar do descanso proporcionado pelo magnífico quarto que nos tinha calhado, espreitando pela janela, não havia como resistir ao 'apelo' do exterior....


'debaixo' da janela do nosso quarto....
este foi, mt provavelmente, o maior paquete que alguma vez vi....


O nosso M3 'vintage' parado à porta do 'Port Palace'...
... à frente do carro do Batman! ;-)
Lindo!
novamente o 'prédio flutuante'...
um dos edifícios emblemáticos de montecarlo
...a praia.... paga!


'O' Casino de Montecarlo e, à direita, o Hotel de Paris!


A verdadeira 'crise' de espaço!


A famosa 'Curva da Piscina'


O palácio dos Grimaldi
O 'bote'....
Depois de uma primeira e looonga caminhada pelas ruas de Montecarlo, houve necessidade de fazer uma 'pausa' para um refresco.... e que melhor lugar para o fazer que o bar do Hotel de Paris?


Um ambiente luxuoso, com um serviço 6 estrelas (com gorjeta obrigatória, claro) e.... onde são admitidos animais! ;-)



Alguns itens da carta do bar....... sim sim, os preços são em Euros!!!


Hmmm, compro uma Magnum de Remy Martin 'Black Pearl' ou um Porsche 911 em 2ª mão?.....
Hotel Hermitage



O famoso Casino de Montecarlo...
Só imagino a vista destes apartamentos....
'A' curva...
Japanese garden

...na F1 é 'a fundo'... para os 'mortais' é .... limite 50km/h :-(
Ah pois é..... Viva Portugal!!


O Móncao não seria o Mónaco se não houvessem carros de luxo.... e para um apreciador de carros como eu.... foi difícil.... fotografá-los todos!!! 
Alguns carros que vi a circular, só os conhecia de revista..... outros, só de museu!! ;-)
Aqui fica uma pequena amostra:


Lamborghini Gallardo 'Superleggera'..... de fugida....
Bentley Flying Spur
Maserati 4200GT
Ferrari 430 Spyder
Lamborghini Gallardo
Jaguar XKR
Audi RS6 Avant, Porsche Cayenne Turbo...
Mercedes GL500, Bentley Continental GT, Audi R8, Mercedes CLS, Porsche Cayenne...


Bentley Arnage T
Audi Q7 V12 TDI....
O novo Ferrari 458 Italia era assim um género de 'lugar comum'....
BMW Z8.....
Ok, é apenas um Cooper S 'Works'.... mas que tem pinta, tem!
Chevrolet Camaro, BMW 650i
Mercedes SLS, Porsche Panamera Turbo, Porsche Cayenne Turbo
Gemballa 'Magnum'!!

Nissan GT-R com uns escapes muito, muito sonoros!!
Porsche 911 Carrera 4, Porsche 911 GT3...
O vencedor do 'COOL FACTOR'!! :-D
PGO Cévennes...
Bentley Continental GTC
Ferrari Enzo.... 2ª mão!
Ferrari 599 GTO!!
Ferrari(s) California (s).... até já vinham aos pares!!
Mercedes C63 AMG.... sonoooooooro!!!
Mais um Ferrari 458 Italia....
Stand Rolls Royce.... ;-)

Stand McLaren

Mercedes SLS Roadster...

À noite, quando saímos para jantar, e enquanto procurávamos um restaurante, deparámo-nos com este stand 'de rua'..... eu diria que estariam perto de Eur1.000.000 de carros.... no passeio!!



Fisker Karma.... 100% eléctrico!!


Um raríssimo Ferrari 550 Barchetta!!
Ferrari 430 Spyder
Ferrari 599 GTB Fiorano
Ferrari 612 Scaglietti, Ferrari 355...

Outro BMW Z8.....
Audi RS5
Só por curiosidade, tb passamos por uma montra de uma agência de venda de imóveis:

T2 com 100m2 e um jardim...... €2.650.000,00!!
T3 com 131m2, um jardim de 50m2 e 1(!!) lugar de garagem: €6.500.000,00!!!!
Esta 'Penthouse' para alugar.... €30.000 por mês + despesas!!!!!!
Mas não fiquem com a idéia que tudo é astronomicamente caro no Mónaco, pois também conseguimos almoçar por 30€ numa esplanada muito simpática perto do hotel e também jantamos num restaurante Italiano de muito boa qualidade, situado na recta (curva) da meta do famoso circuito do Mónaco, por um preço perfeitamente aceitável, mesmo para os padrões Lisboetas!!
Obviamente que, uma flute de champagne no bar do Hotel de Paris custa €30.... mas só lá vai quem quer! ;-)


E como não podia deixar de ser.... quem é que vai a Montecarlo e não faz o circuito de F1 de carro?? ;-)
Ora então aqui fica: