terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Os 'quase-meus' carros...

Quando se é um comerciante pouco honesto, é assim... perde-se negócio!
Foi o que me aconteceu com o stand Uniauto (em Lisboa), em meados de 2004.... estive a poucos milímetros de comprar um BMW 850i de 1995..... que afinal era de 1992!! 
Teria sido o meu primeiro (e único) V12....

Custa a crer que este carro foi lançado há 23 anos!!







segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

O meu 23º carro...

Entre 2004 e 2006 tinha ficado com a melhor impressão de uma marca, que até à data pouco ou nada me dizia.... a Volvo!
A minha convivência com um S40 1.6 a gasolina foi a melhor possível e, recentemente, perante a idéia de trocar de carro, a Volvo apareceu novamente no meu horizonte de escolhas, desta feita na pele de um C30 1.6D, 'R-design' de 2011!
Aqui fica a minha curta, mas conturbada, história com o 17-MB-22.... :-(


Perante as evidências de uma 'crise' confirmada que se abateu sobre todos os Portugueses, a opção por um carro recente, com poucos kms e económico, recolheu as preferências familiares e, depois de algumas outras opções terem sido consideradas, a escolha pelo mais pequeno dos Volvos, pareceu-me mais ou menos sensata.... mal sabia eu o que me esperava!

O 'MB', com menos de 19.000km percorridos e a 1ª revisão feita há menos de 1.000km, veio cá para casa no final do mês de Agosto, com o propósito de 'servir' para os próximos anos...
A versão 'R-design', prima por uma dotação muito generosa de equipamento, não faltando 'sofisticações' como estofos em pele, cruise control, start&stop, alta fidelidade 'High Performance Sound' com ligação para iPod, jantes de 17', etc.
Em branco, confesso que este modelo de carácter exclusivo e, de certa forma 'understated', vê acentuado o seu carácter 'cool' e realçado o seu ar 'premium'.

(os meus estofos eram pele preta)
O motor presente no meu C30 era o 1.6D de 115cv (de origem PSA), com caixa manual de 6 velocidades, suficientes para uma velocidade máxima a rondar os 195km/h e uma aceleração dos 0-100 em 11.3s.
Destaco o silêncio e suavidade demonstradas por esta unidade, pecando só por uma certa 'apatia' abaixo das 1.800/2.000rpm.

O conforto a bordo merece nota de destaque, para o que muito contribui o extenso equipamento a bordo, destinado a tornar o dia-a-dia numa experiência relaxante... quase  'zen'! :-)

O apetite por diesel é 'magro',  em redor dos 6.0litros/100, tal e qual como se quer nestas alturas mais 'cinzentas'...


Porém, e antes que a minha crónica vire um texto completamente desinteressante, ao melhor estilo de algumas publicações nacionais, vamos ao que interessa...

Passadas 2 semanas após a entrega do carro, comecei a aperceber-me de algumas 'falhas', que prontamente  reportei ao concessionário oficial Volvo (AutoSueco em Queluz) onde o havia adquirido.
Comecei por verificar uma vibração no carro assim que se ultrapassavam os 100/110km/h, que o sensor de chuva estava inoperacional, para além das respectivas escovas, que uma das tomadas auxiliares do rádio fazia mau-contacto e, mais grave, que havia um comportamento 'estranho' na resposta do carro, sobretudo em baixas rotações!

Tendo entretando 'diagnosticado', por livre iniciativa, que 3 dos 4 pneus se encontravam 'ovalizados', entrei de imediato em contacto com o concessionário para agendar uma revisão 'geral' ao carro.
Prontamente se disponibilizaram a trocar os pneus (por outros com apenas 1.000kms) e a solucionar as referidas falhas mas, quanto ao comportamento do carro, começaram a tocar aquela música do 'ah, isso é mesmo assim...'
Já não bastava terem-me entregue o carro sem se assegurarem que estaria tudo 'ok', como agora ainda me estavam a tentar 'atirar areia para os olhos'... não estavamos a começar bem! :-(
Quando me entregaram o carro, o chefe da oficina disse-me que não tinham detectado nada de anormal no carro e que se tinham limitado a fazer uma 'actualização do software'.

A conversa não me convenceu e, tal como esperava, o carro estava exactamente igual.... facto que reportei 24h depois!
Tive que esperar aprox 3 semanas até que pudesse voltar a deixar o carro na Volvo para nova análise mais detalhada...
Em finais de Setembro, o C30 dá entrada na Volvo e, ao final de 2 semanas, sou informado pelo chefe da oficina que tinham avançado para a troca dos 4 injectores (a cobro da garantia de fábrica), nova actualização de software e que tinham inclusivamente contado com a visita de um 'técnico da fábrica', para se assegurar que o carro estava, efectivamente, a 100%!

No dia combinado para levantamento do carro, sou surpreendido com uma cena digna de um filme cómico!
O chefe da oficina atende-me e informa-me que vai buscar o meu carro.... nisto, apercebo-me do meu carro a sair da oficina para o exterior, envolto numa nuvem de fumo que saia debaixo do capot e a fazer um barulho de 'toc-toc-toc' como se algo estivesse 'solto' dentro do motor!!
Como devem imaginar.... saltou-me a mola!!
Estava sem o meu carro há quase mês e meio (apesar de me terem munido de viatura de substituição) e era chamado ao concessionário para levantar um carro que estava, digamos.... avariado!! Lamentável!

Pedi para falar com o chefe das vendas e, naquele momento, decidi cancelar o negócio e exigir o meu dinheiro de volta! 
Estava claramente com um mau pressentimento....

Duas semanas mais tarde, sou informado de que o carro estava pronto... outra vez! (soube mais tarde - pelo chefe da oficina - que a fumarada era proveniente de um dos injectores, cujo grampo de fixação se tinha partido na montagem)

Dia 13 de Novembro, vou levantar o carro às instalações da AutoSueco (pela 3ª ou 4ª vez) e, ainda no parque, e simplesmente por pressionar o pedal do acelerador, disse ao chefe das vendas: 'O carro está na mesma e começo a achar que me estão a tomar por parvo!'
O sujeito argumentou, afiançando-me que o carro estava a 100%, comprovado pelo técnico da fábrica, e que todos os parâmetros medidos pelas máquinas se encontravam 'sem erros/ok'....

Confesso que trouxe o carro sem vontade nenhuma e convencido de que rapidamente lhes estaria a bater novamente á porta!
Assim fiz, conduzi cerca de 400km para ter a certeza que não estava a cismar contra o carro e pedi a pessoas 'isentas', que experimentassem tb o carro... uma delas, um ex-jornalista da 'AutoHoje' com 12 anos de experiência na matéria!
Eu não estava maluco.... o carro continuava com o mesmo problema!! O acelerador continuava com um atraso na resposta, fazia um 'fosso' entre mudanças e abaixo das 2.000rpm fazia uns soluços intermitentes...

Para mim chegava!
Voltei a entrar em contacto com a AutoSueco e disse-lhes que a minha paciência tinha chegado ao fim! Queria o meu dinheiro de volta e ponto final!

Pediram-me então que estivesse presente numa reunião com o responsável técnico no dia 28 de Novembro...
Lá fui à reunião e, depois de 2h de conversa, 60kms ao volante do meu carro e 20km ao volante de outro C30 com o mesmíssimo motor, saí da AutoSueco com a confirmação, por escrito, de que o meu carro tinha um 'problema'!!
Tinham passado mais de 3 meses desde a data da compra.... :-(

O responsável técnico pediu-me então uma derradeira oportunidade para resolverem o problema, caso contrário, me devolveriam o dinheiro....
Como não gosto de ser inflexível.... concordei... e lá ficou o C30 na oficina.... outra vez....

Infelizmente, e confesso que não foi para mim nenhuma surpresa, os dias passaram e o silêncio da AutoSueco levou-me a recear que este tema se fosse arrastar indefinidamente entre o concessionário e o importador...
Assim, dia 10 de Dezembro dirigi-me por escrito (como vinha fazendo desde Agosto) à AutoSueco e impus como data limite para resolução desta questão o dia 14 de Dezembro, data a partir da qual estaria disposto a recorrer a outro tipo de mecanismos legais....
Dia 13 de Dezembro, sou convocado para nova reunião, dia 17 de Dezembro, desta feita com o Director da Plataforma Lisboa Norte da AutoSueco, na qual, de acordo com o responsável técnico da AS de Queluz, me iriam ser apresentadas propostas comercias com vista a sanar a questão... aparentemente, a Volvo Car Portugal (importador da marca) nem tão pouco lhes havia dado resposta....

Resumindo e baralhando, a reunião do passado dia 17 esteve longe de correponder às minhas expectativas, enquanto cliente lesado há mais de 4 meses. 
As 'propostas comerciais' apresentadas iam mais ao encontro das necessidades da AutoSueco do que propriamente das minhas (o que me decepcionou francamente) e assim, voltei a insistir na simples devolução do dinheiro por retoma do 'microondas' R-design!

Depois de alguma 'resistência', no dia 20 de Dezembro o dinheiro estava creditado na minha conta e  no dia seguinte entreguei a viatura de cortesia e assinei a declaração de venda do C30..... end of story!

Um azar, um grande azar... sobretudo porque gostava mesmo do carrinho.... Mas tal como o meu passado automóvel já me fez ver noutras ocasiões.... Carro que nasce torto, tarde ou nunca se endireita!!

Aproveito para agradecer à AutoSueco o facto de sempre me terem disponibilizado uma viatura de subsituição, fosse por 3 dias ou 3 semanas e pela seriedade demonstrada ao longo de todo este infeliz acontecimento!
Nota muito negativa para a atitude do importador; a) enviando um técnico que, manifestamente, não sabe o que anda a fazer e b) que pouco ou nada fez para colmatar esta situação!
Ainda hoje estou à espera de resposta a um email, enviado em meados de Novembro, ao 'Serviço de apoio a clientes Volvo'....

Com posturas comerciais assim, não há-de o sector andar moribundo.....











domingo, 23 de dezembro de 2012

EVO Car of the year 2012

Ainda vou a meio do artigo ECOTY-2012 da EVO do mês passado, mas depois de ver este fabuloso vídeo, fiquei cheio de vontade de o acabar de ler já a seguir... ;-)



terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Luzes de nevoeiro....


Assim reza o código da estrada sobre as luzes de nevoeiro traseiras;

'Para que servem?

Destinada a tornar mais visível o veículo em caso de nevoeiro intenso ou de outras situações de redução significativa de visibilidade.

Quando devem ser utilizadas?

Sempre que as condições meteorológicas ou ambientais o imponham.
No entanto os condutores são obrigados a apagar estas luzes sempre que as condições meteorológicas ou ambientais o não justifiquem.'


Ou seja, não são para acender com neblinas 'ligeiras', nem com 3 pingos de chuva, nem para permanecer acesas quando se viaja em trânsito compacto ou dentro de localidades bem iluminadas….

Há lá coisa mais irritante do que estar numa fila de trânsito, à chuva, a 'gramar' com dois holofotes vermelhos a 3 metros do nosso nariz?

Tenham sempre atenção às vossas luzes de nevoeiro, tendo o cuidado de as desligar assim que as condições meteorológicas não o justifiquem ou sempre que circulem com trânsito imediatamente atrás de vocês…

Boas Festas!



domingo, 16 de dezembro de 2012

BMW M6 GranCoupe


Queriam desfrutar do 4.4 V8 Bi-turbo de 560cv, mas não são grandes fãs da actual série 5, nem tão pouco de carros de 2 portas.... pois bem, já não há desculpa, a BMW acaba de introduzir a versão M6 no fabuloso formato de 4 portas... GranCoupé!

O novo M6 GranCoupe é ligeiramente mais baixo e comprido do que o M5 e 'coloca-se a jeito' para os concorrentes; Mercedes CLS 63 AMG e Porsche Panamera Turbo.

A BMW anuncia um peso apenas 5kg superior ao do actual M5, pesando 1950kg, o que ainda assim lhe permite uns magros 4.2s no exercício dos 0-100 e uma velocidade máxima, electronicamente limitada a 250km/h.... todavia, com o 'performance package' (inclui pneus especiais) opcional, já será possível ver o velocímetro marcar mais de 300km/h!

O GranCoupe conta com vários melhoramentos aerodinâmicos e estéticos, que incluem, entre outros; entradas de ar frontais maiores para melhor arrefecimento do motor e travões, alargamentos nos guarda-lamas para aumento de vias e tejadilho em fibra de carbono. O pára-choques traseiro incorpora as já habituais 4 saídas de escape e um extractor de ar.

Novas jantes de 20 polegadas em liga ultra-leve albergam novos travões de altas performance em aço, estando os carbo-cerâmicos presentes na (extensa) lista de opcionais.

Para quem estiver interessado... é só esperar até à próxima primavera ;-)














quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Os segredos bem guardados de Nurburgring...

Muito se ouve falar sobre os milhares de quilómetros de testes feitos em Nurburgring pelas mais variadas marcas de automóveis... Umas, pelo simples gozo da obtenção de mais um record, outras, pela necessidade absoluta de uma afinação isenta de falhas nos seus modelos!
Neste excelente vídeo, fica-se com uma idéia da azáfama que corre nos 'bastidores' (em Nurburgring) de uma marca mítica como a Jaguar!


quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

BMW Série 4 Concept

Detalhes do novo série 4 foram revelados depois de algumas fotos terem aparecido 'clandestinamente' na internet.

O novo modelo deverá representar um 'upgrade' em relação ao actual série 3 Coupé e deverá fazer a sua primeira aparição pública no salão de Detroit, a ter lugar no próximo mês.

A escolha do nome 'Série 4', vai permitir ao modelo assumir-se dentro de uma classe à parte dentro do universo BMW e permitiu inclusivamente aos designers a liberdade para lhe definir traços próprios de 'personalidade', usando proporções mais baixas e largas, interior luxuoso e maior atenção ao detalhe.

As dimensões exteriores apontam para um modelo ligeiramente maior do que o actual série 3. Distância entre-eixos 50mm maior, com a largura de vias a aumentar em 45mm à frente e 80mm atrás.

Apesar de se tratar de um 'concept', é legítimo assumir-se que o carro estará já num estágio de pré-produção, sendo também de contar com as versões Cabrio e Gran Coupé.

(Tradução livre por Pedro Bastos, fonte: www.evo.co.uk)



















terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Os 'quase-meus' carros.... BMW (E34) M5

Já não era a primeira vez que me 'embeiçava' de amores por um E34...
A primeira, foi por um 525i (170cv) de 1990.... estavamos então em 1996 qd a razão prevaleceu sobre a emoção, aliada aos receios de consumos incomportáveis e de uma manutenção demaisado cara.
A segunda, um ano mais tarde, por uma 525tds touring.... a razão voltaria a prevalecer, desta feita pela elevada kilometragem apresentada pela 'candidata'....
Uns anos mais tarde, a idéia de ter um carro com mais de 300cv, ganhou forma num M5 de um conhecido, mas a cor vermelha demasiado chamativa e uns quantos retentores do cárter e cambota 'babados' fizeram-me pensar duas vezes...
Mais recentemente, concretamente em 2009, ponderei, a sério, sobre a compra de um 3.8 de 340cv, um excelente exemplar de 1994, sempre do mesmo dono, com pouco mais de 100.000km (comprovados)!
Foi um 'quase-meu' carro, não fosse um certo M3 (E36) Cabrio de 1997, com apenas 66.000km, ter levado a melhor ;-)