quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Renault Clio 200 Turbo

O novo Clio Sport marca uma ruptura com o carácter 'rotativo' presente no motor da anterior geração, sendo, para os mais saudosistas, um 2.0 atmosférico àvido por ver a agulha subir para lá das 7.000rpm! Como a generalidade dos seus concorrentes, usa agora um 1.6 Turbo, a debitar os mesmos 200cv, mas com um binário melhorado de 240Nm e, mais importante, constantes entre as 1750 e as 5500rpm, representando um enorme salto face ao antigo 2.0, com uns 'modestos' 200Nm às 5.400rpm. Mantendo a tracção dianteira, vem agora equipado (em exclusivo) com uma caixa de 6 velocidades de dupla-embraiagem 'EDC', podendo ser comandada através de patilhas montadas na coluna de direcção e conta ainda com um sistema de 'Launch control'.




A conjugação do novo motor/caixa com um 'emagrecimento' na ordem dos 36kg (agora nos 1204kg), é reponsável por um ganho no campo das performances, com a aceleração 0-100 a baixar para 6.7s (anteriormente 6.9s) e a velocidade máxima a subir para 230km/h. Há tb ganhos significativos nos consumos, com uma redução expectável na ordem dos 20%, para além de uma diminuição das emissões poluentes para 144g/km, contra um anterior número de 190g/km.



Apesar de o novo 200 Turbo ser baseado, em exclusivo, na nova carroçaria de 5 portas, o aspecto desportivo foi devidamente 'apurado', conforme fica patente pela presença de um aileron traseiro e de um spoiler dianteiro tipo F1, para elém de outras alterações menos visíveis a 'olho nu'. A direcção tem um peso específico e a suspensão um tacto mais firme, enquanto que os discos dianteiros são agora de 320mm… os mesmos que os presentes num Renault Laguna V6! Pela primeira vez num carro de produção (de acordo com a Renault), os amortecedores contam agora com uns batentes hidráulicos, desenvolvidos pela Renault Motorsport, destinados a melhorar o conforto de marcha. Um 'diferencial electrónico RS', encarrega-se de atenuar os indesejados comportamentos subviradores, cortando potência sempre que se justifique.





Como já vem sendo habitual, a opção 'Cup' continuará a estar disponível, baixando o RS em 3mm, endurecendo as suspensões em cerca de 15%, acrescentando uma direcção mais 'directa', para além de jantes de 18' com pneus Dunlop Sport Maxx.

De origem no novo 200 Turbo será o sistema 'RS Drive' que permite optar entre os modos; Normal, Sport e Race. Estes 3 diferentes modos têm repercussões directas em; peso da direcção, reposta do ESP/ABS, som do motor, resposta do acelerador e velocidade de passagem de caixa, sendo que no modo 'Race', a caixa funciona exclusivamente em modo manual e as 'ajudas' à condução são desligadas.




É de esperar uma dotação generosa de equipamento nesta versão RS, não se excluindo items como; Bluetooth, navegação, 'keyless go' e bancos desportivos. Para a lista dos opcionais estão previstos; Bancos em pele, telemetria 'on-board' e câmara de parqueamento.

Fonte: www.evo.co.uk (Tradução livre por Pedro Bastos)
Fotos: www.netcarshow.com

2 comentários:

  1. É sempre agradável (também) ver coisas que além de divertidas um gaijo "se-lhe-desse-uma-travadinha-até-conseguia-comprar". Não que não goste dos maquinões, mas...estão na "terra dos sonhos". Isto é capaz de custar menos que um GT86.

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  2. Não me admiro mesmo nada que sim! Acredito que o preço de um GT86 ande para lá dos 36.000Eur (2.000cc), enquanto que este RS (agora com um 1.600cc), deva ficar muito próximo da barreira dos 30.000Eur...
    Já se apanham RS de 2006/7 por menos de 14.000eur ;-)

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