domingo, 5 de maio de 2013

Porsche Cayenne Turbo S

O Porsche Cayenne Turbo S. O seu V8 bi-Turbo de 4.8litros debita 550cv e 750Nm de binário, números quase idênticos aos debitados pelo V12 de origem AMG, presente num…. Pagani Zonda C12! Há, no entanto, um pequeno detalhe a ter em conta… o Porsche pesa quase mais 1.000kg do que o Zonda! Ainda assim, não deixa de ser impressionante o caminho percorrido pelo Cayenne, desde o seu lançamento em 2002.

Para diferenciar o 'S' do Turbo 'normal', o primeiro conta de origem com novas jantes '911 Turbo II' de 21 polegadas, juntamente com; grelha frontal, aros das ópticas e espelhos retrovisores com um acabamento em preto brilhante. Todavia, não deixa de ser pela performance 'extra' que os compradores realmente entregarão o seu dinheiro! A Porsche anuncia 0-100 em 4.5segs (0.2segs melhor que o Turbo) e uma velocidade máxima de 280km/h… números impressionantes se pensarmos num peso 'pluma' de 2.215kg!

Onde o Cayenne Turbo S realmente consegue marcar pela diferença, acaba por ser na dinâmica do seu chassis. Equipado com PASM (amortecedores adaptativos), PDCC (sistema anti-adornamento) e PTV+ (torque vectoring) de série, a capacidade de entregar potência conjugada com uma suspensão rigorosamente controlada, são mo mínimo, exemplares.

A estrada onde decorreu o teste estava repleta de lombas, depressões e curvinhas 'complicadas', capazes de desafiar até o 'set-up' mais sofisticado mas, o Cayenne foi capaz de manter a compostura de uma forma quase mágica, sem sequer se aproximar dos 'limites' da sua sofisticada suspensão (mesmo com os amortecedores no modos 'normal') ou evidenciar algum tipo de adornamento excessivo.

Obviamente que nem tudo podem ser boas notícias, especialmente pelo sentimento da 'massa' que é mais ou menos omnipresente, em particular através da direcção, que em velocidades mais lentas transmite um 'feeling' um bocadinho pastoso. Depois vem a caixa automática de 8 velocidades, que peca por ser lenta, nunca parecendo ter pressa para chegar a lado nenhum, para além de nem tão pouco fazer aquele 'blip' de acelerador entre mudanças, quando se reduz. Estes 'contras', sem serem propriamente defeitos, conseguem de alguma forma toldar o apelo tão singular do Turbo S, apesar de uma afinação excepcional de chassis.

Concorrentes? Bom, temos os 550cv do BMW X5M, os 525cv do Mercedes ML63 AMG e os recentes 510cv do novo Range Rover Sport Supercharged.

Para mim? Eu levo o Turbo S!!

Fonte: www.evo.co.uk
Tradução livre por: Pedro Bastos











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