Eis o novo F12 Berlinetta!
Anunciado como o digno sucessor do 599GTB Fiorano, mais do que uma 'versão melhorada', é um carro completamente novo e, muito, mas muito mais rápido!
À primeira vista, criar um carro mais rápido não será a parte mais difícil…. difícil mesmo é aumentar as prestações e, simultaneamente, criar um produto mais 'user friendly', mais fácil de guiar, mais dócil e possível mesmo de ser utilizado no dia-a-dia!
O V12 dianteiro tem origem no mesmo bolco presente no modelo FF, mas aqui com consideráveis alterações internas que lhe permitem fazer (ainda) mais rotação e garantir uma melhor resposta de acelerador.
Produz uns inacreditáveis 730cv às 8.250rpm (corte às 8.700rpm) e quase 700Nm de binário às 6.000rpm. A transmissão às rodas traseiras está entregue a uma caixa 'dual-clutch' de 7 velocidades e aum diferencial electrónico 'e-diff'.
Tamanha 'cavalaria' é sinónimo de prestações, no mínimo, impressionantes e assim o clássico 0-100 é feito em 3.1s, os 0-200 são 'despachados' em 8.5s (melhor do que o famoso McLaren F1) e uma velocidade de ponta na ordem dos 340km/h (regime teórico de corte em 7ª velocidade)!
Para melhor terem uma idéia da capacidade prestacional deste novo F12, e porque nem só de 'andar a direito' se vive, o novo Ferrari superou os tempos do Enzo e do radical 599 GTO à volta da pista de Fiorano!
Outras alterações de relevo passam ainda por; melhoramentos ao nível do suspensões equipadas com amortecimento variável magnético (SCM-E), aperfeiçoamento do tacto inicial dos travões cerâmicos e uma evolução constante nos diversos sistemas de controlo de tracção e estabilidade. No campo da aerodinâmica, muitas são as preocupações com os valores de 'downforce', indispensáveis num carro capaz de superar largamente 1g em curva, ou os 300km/h de velocidade de ponta!
Num curto resumo do que fui lendo pela imprensa;
a) a capacidade de resposta do acelerador é brutal, fazendo com que qualquer pequena flexão do tornozelo direito tenha um impacto imediato nas reacções do motor;
b) a caixa de velocidades 'dual-clutch' continua a desempenhar um papel fundamental, sendo apontada como suave mas, ao mesmo tempo, extremamente rápida;
c) a direcção talvez possa pecar por ser demasiado directa, sendo que todos os pequenos inputs são correspondidos por reacções imediatas do carro.. talvez um pouco menos em linha com a preocupação de tornar o carro mais 'fácil' de conduzir ;
d) o F12 não conhece o conceito de 'subviragem', mantendo a frente sempre firme nas trajectórias, sendo a traseira do carro responsável por 'rodar de acelerador' se provocada…. desde que se tenham as 'ajudas' desligadas….
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