segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Ao volante... Audi A3 3.2 V6

Imaginem por momentos que são donos de um Porsche Boxster 2.7 (220cv) e que seguem na faixa mais à esquerda de uma 'Autobahn' alemã, a uns 'descontraídos' 150km/h... Subitamente, um Audi A3 aproxima-se e.... faz sinais de luzes! Ainda perplexos pela 'ousadia' do pequeno Audi, decidem reduzir para 4ª e pisar a fundo no acelerador!!
O ponteiro rapidamente mostra 160....180....200....220, espreitadela no retrovisor e ..... o A3 não descola!!
Um misto de curiosidade e orgulho ferido, leva-nos a mudar o Boxster para uma faixa mais à direita e, ainda atónitos, somos vigorosamente ultrapassados por um 'discreto' Audi A3 que segue em aceleração até uns (electronicamente limitados) muito respeitáveis 250km/h!


Pois é, esta experiência que vos acabo de relatar é, na realidade, produto da minha imaginação.... No entanto, podia muito bem ser 'lugar comum', na medida em que o motor debaixo do capot deste A3 de 2004 é, nada mais nada menos, do que um V6 de 3.2 litros, capaz de debitar uns muito expressivos 250cv.... e aqui vos deixo as minhas impressões de condução ;-) !

Se há um conceito que se aplica a este A3 na perfeição é o de 'Sleeper'! Do mais discreto e comum que se possa pensar, este 3.2 V6 facilmente se confunde com qualquer versão 2.0TDi 'Sport', com jantes de 17 polegadas e faróis de xénon de série!
No entanto, um olhar mais atento permite reparar na inscrição 'quattro' (ainda assim possível em motorizações diesel) na grelha frontal, na dupla saída de escape, no conta rotações com o red-line a começar nas 6.500rpm e nos enormes discos dianteiros de 345mm, que 'enchem' por completo as jantes de 17 polegadas!



O interior é tipicamente Audi, com uma construção sólida e 'à prova de bala', capaz de resistir aos poderosos graves do sistema de som Bose ou à dureza da suspensão desportiva....

Roda-se a chave e.... um som grave, mas melodioso, invade por momentos o bem insonorizado habitáculo, 'desfazendo-se' segundos depois num ralenti quase imperceptível, completamente isento de vibrações e obrigando a olhar para o conta-rotações para nos certificarmos que o motor está mesmo a trabalhar!

Posição dos excelentes bancos desportivos em pele facilmente encontrada, graças às inúmeras regulações possíveis, volante no alcance e alturas correctas e .... pisa-se o acelerador! 'Quattro' rodas encontram tracção e, graças a uma maravilhosa caixa automática DSG (duas embraiagens e patilhas no volante), a aceleração é poderosa e constante, sem interrupções, enquanto o sofisticado cérebro electrónico da caixa nos vai brindando com passagens absolutamente imperceptíveis, permitindo em ritmos de 'passeio' e graças ao generoso binário de 320Nm constantes entre as 2500-3000rpm, rolar em 6ª velocidade a pouco mais de 60km/h!


Desengane-se quem pense que os 1.600kg (leram bem) deste modelo obrigam este V6 a trabalhos redobrados, pois a facilidade com que este carro 'sai' em aceleração, acompanhado pela sonoridade singular dos motores de 6 cilindros, é desconcertante... proporcionando uma sensação de 'agarrado ao chão com 4 patas', que pode facilmente degenerar em cruzeiros que nada têm de 'passeio' ;-)


A solidez de todo o conjunto incute muita confiança na hora de andar depressa, equivalendo a velocidades de passagem em curva muito acima do normal.... faça chuva ou faça Sol, graças ao sistema de tracção integral 'quattro' e reforçado por um sistema de travagem com uma capacidade de desaceleração notável!

Nota positiva uma vez mais para o brilhantismo da caixa DSG, a permitir passagens de caixa ultra-rápidas, sem hesitações, mesmo quando apertamos a patilha '-' duas vezes para reduzir, de imediato, de 5ª para 3ª! Vroooooouuuuuuummmmm!!! ;-)



A relação condutor/bomba de gasolina não tem necessariamente que ser tão próxima quanto um carro destas características faria pressupor, na medida em que, sem grande esforço e com algum 'pára-arranca' à mistura, foi possível fazer consumos de 12litros/100, o que, para um carro com mais de 1.5t, tracção integral, cx automática e 3.2litros.... nem é mau de todo!

Obrigado, amigo Pedro, pela oportunidade concedida para este breve test-drive!

Para os mais interessados, este carro está para venda... sempre do mesmo dono e com menos de 100.000km.... um verdadeiro 'achado', só vos digo!



Motor: 3.2 V6
Potência: 250cv às 6.300rpm
Binário: 320Nm, constantes 2500-3000rpm
Transmissão: Integral 'quattro'
Caixa de velocidades: Automática de 6 velocidades
Aceleração 0-100 (DSG): 6.4s
Velocidade máxima: 250km/h (electronicamente limitada)
Peso (DSG): 1600kg
Consumos médio (dados da marca): 9.9 litros/100

1 comentário:

  1. Belíssimo carro!!! Aposta segura e ao futuro novo dono, desde já, os meus parabéns! :)

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