quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Ferrari California.... o meu test-drive !!

Não sou muito de me fiar na 'sorte' mas, neste caso, confesso que é mesmo uma grande sorte ter um amigo que, num acto de enorme generosidade, nos diz: 'Queres vir experimentar o meu Ferrari California?' ;-)




Perante tamanho altruísmo, e mesmo que não gostasse de carros, até ficava mal não aceitar... Em primeiro lugar porque, pelo contrário, sou dos que gosta muuuito de carros e em segundo, porque conduzir um Ferrari não é coisa que faça propriamente todos os dias! :-D
Aliás, com esta experiência, foi a 3ª vez que conduzi um.... 355 Spider e 360 Modena tinham sido os 'registos' anteriores.




O California é talvez, o mais 'soft' dos Ferraris, (se é que o conceito 'soft' alguma vez se possa associar à marca), sendo actualmente o mais 'user friendly', sobretudo quando comparado com modelos mais 'hardcore' como o 458 Italia ou o novíssimo F12 Berlinetta de 730cv!

Lançado em 2009, foi o primeiro Ferrari a estrear um motor de injecção directa e uma nova caixa 'dual clutch' de 7 velocidades. Foi também pioneiro na concepção do tecto metálico articulado o qual, apesar de 'carregar'' na balança (1.780kg), tem benefícios inquestionáveis em termos de conforto e rigidez estrutural.

Conta com um V8 de 4.3 litros, debitando uns muitos respeitáveis 460cv às 7.750rpm e um binário máximo de 485Nm às 5.000rpm.





Bom, mas deixemo-nos de 'estatísticas'....

E passemos à 'acção'! :-D
O carro despertou com um rugido forte e grave, suficiente para servir de despertador à vizinhança, sobretudo quando se fala em Domingo e 8h da manhã.

No belíssimo interior, integralmente revestido a pele, foi fácil constatar que estamos na presença de um 'GT' e não de um super-desportivo radical, inguiável em qualquer coisa menos boa do que uma AE alemã! 
O abundante equipamento presente, destina-se a tornar viagens longas num prolongado e relaxante momento de prazer.... se fôr essa a disposição! :-D




De outra forma, e em modo de 'ataque', podemos fazer o 4.3 gritar bem alto até às 8.000rpm, e sentir a força dos 460 cavallinos rampantes!! Como foi o caso....!! ;-)

Com o 'manettino' em modo 'Sport' (há 3 modos disponíveis; Confort, Sport e CST Off) e esperando que o óleo atingisse a temperatura ideal, houve tempo ainda para umas fotos antes de dar início a uma experiência de condução que nos fica 'tatuada' na memória por muito tempo!
Fiquei positivamente surpreendido com a tolerância da suspensão em estradas menos boas, apesar de rodar em modo 'Sport'! Esperava um carro bem mais 'saltitante' e nervoso com a suspensão regulada para o modo mais 'duro'.
A direcção, um pouco leve demais para o meu gosto, é de uma precisão incrível e qualquer pequeno 'input' de volante se traduz numa resposta imediata do carro. Não nos esqueçamos que falo de um carro com quase 1.800 kg de peso, mas que, ainda assim, muda de direcção com a agilidade de um Saxo Cup!



Com o V8 a trabalhar entre as 5.000 e as 8.000rpm, o som dos 4 escapes é qualquer coisa de fabuloso, não se inibindo de uns quantos 'back-fires' em aliviar de acelerador ou nas trocas de caixa!
E já que se fala em caixa, absolutamente nada a apontar à 'dual-clutch' de 7 velocidades! Com um resposta ultra-rápida, quer nas subidas, quer nas reduções, é nestas últimas que é possível desfrutar dos 'blip' de acelerador entre mudanças, destinados a suavizar a entrada de uma mudança inferior! Soberbo.....




Estará mais ou menos implícito que com tamanho andamento e capacidade de aceleração, os travões tivessem trabalhos redobrados.... e é verdade! Mas os enormes discos carbo-cerâmicos, mordidos por umas gigantescas pinças de 6 pistões à frente e 4 pistões atrás, 'aguentam-se à bronca' que nem uns valentes, recusando-se a aceitar o conceito 'fadiga', mesmo quando, após uma dose de condução bastante 'inspirada', se fica com as pastilhas a deitar fumo!! :-D

Ah depois há os consumos..... mas...... WHO CARES??.... :-D

UM AGRADECIMENTO MUITO ESPECIAL AO SENHOR 'X', MEU AMIGO, SEM O QUAL ESTE POST NÃO SERIA POSSÍVEL.
TENS UM CARRO MAGNÍFICO!! OBRIGADO! ;-)


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