Como já devem estar a imaginar… vem lá carro novo! :-) Estão correctos, só que desta vez…. ia ser eu a pagá-lo do meu bolso :-(
Entregue o surpreendente Volvo S40 1.6 (e digo 'surpreendente' na medida em que tinha expectativas muito baixas em relação a um carro que acabou por me fazer repensar o 'approach' à marca), precisava de arranjar um substituto à altura, que servisse de forma igualmente competente, as necessidades familiares.
Surgiu então a oportunidade de comprar, a alguém de confiança, o seu carro de empresa, na altura com 3 anos e apenas 62.000km percorridos… a minha actual Audi A4 Avant 1.9TDi (130cv) 'S-line', de 2003…. a 66-06-VA!
As versões 'S-line' de qualquer Audi, são as de cunho mais desportivo, seja no plano do equipamento, da estética, da afinação de suspensões ou da dotação de jantes/pneus.
Confesso que apesar de reconhecer o enorme contributo visual, suspensões rebaixadas/reforçadas e jantes de 17' com pneus 235/45, são, na minha óptica, um exagero quando falamos de um carro com um motor diesel de 130cv e orientação marcadamente familiar!
Por essa razão, e com o intuito de melhorar o conforto da carrinha, fiz há 1 ano um 'downgrade' para jantes de 16' e pneus 215/55…. e que diferença!!
A carrinha ficou muito mais 'suave', em nada perdendo a nível de estabilidade direccional ou 'certeza' no comportamento, mas em muito beneficiando o silêncio de marcha, a tolerância aos maus pisos e ajudando a disfarçar a 'secura' da suspensão 'S-line'.
A minha experiência de mais de 6 anos com este carro tem sido tão boa, tão boa que… sinceramente não sei por que parte dos elogios hei-de começar primeiro!! :-D
Posso afiançar com toda a certeza que, até à presente data, é o melhor carro que alguma vez tive!!
Vou começar por um aspecto fulcral… a fiabilidade! Hoje, com perto de 215.000km, e salvo revisões periódicas e substituição de material de desgaste normal, posso garantir que nunca tive uma avaria com a minha A4! O carro é absolutamente à prova de bala!! É meter gasóleo, dar à chave e…. andar!
Tem consumos de óleo absolutamente dentro das tolerâncias normais, levando entre 0.5l a 1l a cada 10.000km…
Falando em consumos, são algo de extraordinário que ainda hoje (e regendo-me por padrões actuais) se podem considerar excelentes!! Fazer médias abaixo de 6litros/100 é uma brincadeira de crianças e mesmo impondo ritmos mais exigentes ao 1.9TDi (leia-se, de 160 para cima), dificilmente chega aos 8 litros/100!! Memórias de mais de 1.000km com um depósito de combustível são frequentes e não há desculpa nenhuma para não se dar sempre mais uma voltinha ;-)!
O que é curioso, é que consumos baixos são normalmente sinónimo de prestações sofríveis, mas tal não é o caso deste TDi, custando a acreditar que debaixo do capot estão só 130cv e 310Nm de binário! A facilidade com que ganha velocidade ou supera os 220km/h no ponteiro, não é comum em carros deste nível de potência!
As vibrações em baixas rotações e o ruído a frio podiam ser inferiores, mas dissipam-se à medida que o turbo 'enche' (algo que se sente a partir das 1.500rpm) e à medida que o motor ganha alguma temperatura.
O escalonamento e o manuseamento da caixa de 6 velocidades são excelentes, não se notando nenhum 'fosso' entre mudanças, sendo possível rodar em 6ª velocidade, a 160km/h, a tão somente 2.800rpm (red line às 4.500rpm), com consequências óbvias para o silêncio a bordo.
Depois temos a qualidade de construção… bom… digamos que é como se fosse um bloco de granito!! A sério, e sem exageros, com 9 anos de idade, 215.000km e suspensões 'S-line'… a carrinha não faz um ruído no tablier…. ou onde quer que seja!!
Os materiais empregues são do melhor que tenho visto e arrisco mesmo a dizer que, depois de ter tido alguns BMW 'topo de gama' (série 5 e 7), reconheço que a Audi está uns furos acima!
Tudo funciona como no primeiro dia… com excepção do tecto de abrir que, às vezes, na posição 'spoiler', ganha 'vida própria' e fecha-se sozinho! :-D
O tacto dos pedais, o comando da caixa, o peso da direcção, o puxar do travão de mão, etc…. sente-se tudo como se tivesse acabado de sair do stand!
A posição de condução é soberba e as múltiplas regulações dos excelentes bancos desportivos (S-line), bem como a enorme amplitude de regulação em profundidade e altura do volante, permitem que qualquer condutor, com 1.50m ou com 2.00m, se sinta rapidamente à-vontade no posto de condução!
O rádio/CD de origem é um 'concert' com 8 altifalantes e sub-woofer integrado na mala e, escusado será dizer, que com tamanha solidez de construção, outra coisa não seria de esperar senão ter um verdadeiro pavilhão de concertos a bordo!
Pequenos extras como; aplicações em alumínio escovado no interior ou cortinas traseiras embutidas nas portas, dão-lhe um certo charme, ao mesmo tempo que propiciam um ambiente muito acolhedor.
E já que se fala em 'interior', e passando aos 'menos' da carrinha A4; o banco traseiro podia ser um nada mais macio, sobretudo no lugar central, e também não se perdia nada se tivesse uma bagageira mais generosa (pouco mais de 400 litros)... se bem que, e há que reconhecê-lo, nunca foi obstáculo para levar a família de férias.... com a mala carregada até ao tecto ;-) ! !
Outro 'menos'…. são as revisões para troca da correia de distribuição, necessárias de 90.000km em 90.000km (já me tocaram duas)…. que não costumam ficar muito longe dos Eur1.000 (fora da Audi)!! :-(
Num carro capaz de aliar uma excelente qualidade de construção a uma fiabilidade imperturbável , uns consumos fantásticos a prestações de relevo ou segurança a um elevado prazer de condução, nem parece muito relevante criticar uma suspensão um tanto 'seca' ou uma bagageira acanhada pois não? ;-)
Que grande carro! Que prazer!!! Que "companheira" maravilhosa! :)
ResponderEliminarBeijos, Ana