O carro em questão era de um colega de trabalho, logo, alguém de confiança e estava em excelente estado de conservação!
Apresento-vos o meu 18º carro, um Audi TT 1.8T de 2000…….. o 76-67-SO!!
O carro veio para a minha mão com menos de 100.000km, tendo uma revisão feita há pouco tempo. Vinha equipado com 4 pneus Godyear F1 novos e a única coisa que estava a precisar de substituição era o rádio, com o botão de regulação do volume 'pifado'…
Perante este cenário, era meter gasolina e andar! ;-)
O motor 1.8 Turbo de 180cv, começou logo por deixar uma boa impressão na medida em que rapidamente se esquece que estamos perante uma unidade sobrealimentada, tal é a linearidade e disponibilidade desde rotações muito baixas sem, no entanto, dar mostras de 'sufocar' em rotações mais altas.
Com um binário generoso, a precisa caixa de 5 velocidades funcionava maior parte do tempo nas relações mais altas, uma vez que a facilidade com que se mantinham rotações baixas, mas sempre com força disponível, assim o pedia!
Os consumos em utilização mais pacata, chegaram a marcar menos de 9 litros/100 no computador de bordo, subindo para 11/12 em utilização mais desportiva.
A qualidade de construção cuidada e muito robusta (tipicamente Audi), fazia esquecer que estava na presença de um carro com 7 anos e até mesmo o toque dos comandos ou dos pedis só servia para reforçar essa sensação! ;-)
Lembro-me que os bancos desportivos davam um suporte soberbo e, apesar de uma sensação de 'dureza' inicial, provavam ser excelentes em deslocações mais longas. Os assentos traseiros 'desenrascavam' em deslocações curtas, desde que os passageiros de trás tivessem menos de 1.50m! :-D
Surpreendente era a mala, quer em termos de capacidade, quer em termos de versatilidade, com a possibilidade de se rebaterem, rapidamente, os encostos dos lugares traseiros.
O grande 'senão' do TT era mesmo o conforto! Apesar de não ter grandes pretensões (verdadeiramente) desportivas, sendo mais um 'GT' (chique), as suspensões eram bastante 'secas'…. não que isso fosse uma desvantagem em bons pisos, contribuindo para uma excelente estabilidade, mas resultava demasiado 'agreste' em pisos menos bons, onde facilmente gerava um 'saltitar' desagradável a bordo….
As versões 'Mk1', que perduraram até 2006, continuam a ser a minha carroçaria favorita do Audi TT, sendo um carro que, ainda nos dias de hoje, faz virar muitas cabeças!!
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