quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Aston Martin Rapide S

Depois de 3 anos no mercado, eis que chegou a vez do modelo Rapide (depois do DB9 e do Vantage) levar uma 'lavagem de cara'.

O Rapide S, novo nome pelo qual será agora conhecido, passa a vir equipado com o novo motor V12 'AM11'. Apesar de contar com a mesma cilindrada, 5.9 litros, é um motor mais 'solto', graças a um bloco integralmente novo, passando pela cabeça, sistema de admissão e um sistema de escape em aço inoxidável, resultando num muito saudável aumento de potência de 80cv para um total de 560! Os ganhos de binário é que não são tão evidentes, melhorando de 600Nm para 620Nm, apesar de disponibilizar uma maior percentagem em rotações mais baixas.

As prestações são subtilmente melhoradas, com o clássico 0-100 a ser agora cumprido em 4.9s, contra os anteriores 5.2s, enquanto que a velocidade máxima sobe agora para 305Km/h (antes, 302km/h). Nota positiva ainda para o facto de, quer os consumos , quer as emissões poluentes também terem saído beneficiadas.

O motor descansa agora 19mm mais baixo no chassis do Rapide S, melhorando a agilidade, enquanto que a rigidez torsional também foi alvo de um upgrade. O programa de controlo de estabilidade foi revisto (para melhor digerir o significativo aumento de potência), ao mesmo tempo que o sistema electrónico de amortecimento - com excelentes provas dadas no novo DB9 - contempla programas 'Normal', 'Sport' e Track'.

O novo design do Rapide S não passará, seguramente, despercebido à maioria. Apesar de muito parecido com o modelo que substitui, a 'agressividade' da nova grelha dianteira, em conjunto com o desenho das novas jantes, dão-lhe um ar mais 'musculado'. Caso não baste, um opcional 'Carbon Exterior Pack', contribuirá ainda mais em termos de 'atitude', contando com um spoiler dianteiro e um difusor de ar traseiro em carbono. A acompanhar os novos acabamentos interiores, vêm também melhoramentos ao nível do isolamento acústico.

Fonte: www.evo.co.uk
Tradução livre: Pedro Bastos
Fotos: www.netcarshow.com
















Sem comentários:

Enviar um comentário