quarta-feira, 27 de junho de 2012

o meu 10º carro...

Estreava-se a moeda única em Janeiro de 2002 e, sentado ao volante do meu 740i, enquanto esperava pela minha mulher que recolhia os primeiros euros de uma caixa MB, olhava melancolicamente para o computador de bordo que indicava uns penosos 21 litros/100 de consumo médio... Era esta a minha triste realidade desde há uns meses e foi, nesse instante, que decidi que seria mais sensato voltar a ter carro a diesel... e preferencialmente, automático! 
Vamos então falar um pouco da ... (inspira fundo) Rover 75 Tourer 2.0CDTi 'Connoisseur Plus' Auto.... a 35-78-TF!


Esta belíssima carrinha foi comprada NOVA em Março de 2002 e custou para cima de um disparate de dinheiro! ;-)
Como o próprio nome do modelo indica, 'Connoisseur Plus', era assim a versão hiper-mega-ultra equipada trazendo, basicamente..... tudo! O 'tudo' estendia-se à caixa de 5 velocidades automática, GPS/TV, tecto de abrir eléctrico, faróis de xénon (neste caso, com um alcance medíocre), bancos eléctricos c/memórias e aquecidos, volante com regulação eléctrica, cruise control, sensor de luz e chuva.... bem, já perceberam a idéia, não é?

Tendo o Rover 75 sido construído/desenvolvido debaixo da alçada BMW, o motor desta Tourer não era mais do que uma versão 'castrada' do 320d de 136cv, aliado a uma versão da caixa Steptronic da BMW mas.... sem o Steptronic!



Os magros 116cv que o motor debitava eram, obviamente 'curtos' para os 1.500kg que a menina pesava e, logo na origem, foi-lhe instalado um 'kit' para 150cv! Ficou, excelente! Os arranques eram poderosos e a disponibilidade do motor sempre foi 'ponto de honra'.

Os consumos... bom, eram melhores do que os +20 litros/100 do V8 BMW mas, para um diesel.... andavam sempre ali mais para os 9/10 do que outra coisa.... Creio que o factor peso, aliado ao 'kit de vitaminas' e à caixa automática, não permitiam fazer melhor!

O conforto estava em alta, não conseguindo por razões óbvias, acompanhar o nível atingido pelo transatlântico série 7 mas, ainda assim, num nível digno de registo.

O espaço interior era abundante e rapidamente percebi que estofos de pele creme e crianças, são dois elementos cuja combinação se deve evitar :-)
A qualidade de construção era muito boa, com uma vasta proliferação de plásticos macios e de tonalidade clara, a tornar o habitáculo num espaço cheio de luz e muito agradável.
No que toca à qualidade dos acabamentos; só de notar um 'senão' aborrecido, pois o vidro traseiro (que abria independente do portão da mala), em dias de chuva.... metia água, o que me obrigou a 3 visitas à oficina! :-(


Para um carro com mais de 4,80m de comprimento, uma mala de 400litros era 'abaixo do esperado' e mesmo com a chapeleira recolhida e carregada 'até cima', obrigava sempre a algum planemento na hora de escolher que bagagem levar, para facilitar o acondicionamento do 'puzzle'!

O comportamento em estrada primava pela honestidade e segurança, transmitindo sempre uma enorme sensação de confiança.... mesmo em velocidades mais altas ;-)

'Flutuando'.... ;-)
As passagens de caixa eram imperceptíveis e, de 'cruise' ligado, a única coisa que tínhamos que fazer era mexer o volante.... se chovesse, as escovas actuavam sozinhas, se  se entrasse num túnel, as luzes acendiam sozinhas, se fosse preciso abrandar, desligava-se o 'cruise', para voltar a acelerar, ligava-se outra vez.... enquanto a caixa reduzia e subia.... sozinha!!

O condutor era mesmo só 'lastro' :-D

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