sábado, 30 de junho de 2012

o meu 11º carro...

Em finais de 2002, mudava-me de armas e bagagens para viver e trabalhar em Madrid!
Um misto de emoções entre grande euforia e alguma insegurança, acompanharam-me na minha ida para a capital espanhola.... Obviamente, e para um 'car-freak' como eu, abria-se uma oportunidade de ouro; Comprar um carro em Espanha! 
Para os mais 'distraídos', a diferença favorável de preço é, em média, superior a 30%, chegando, em alguns casos, a 40%!!... como veremos em 'posts' futuros ;-)


Aconselhado por alguém com altos padrões de exigência em termos de qualidade e rigor, dirigi-me a um stand, de seu nome 'Autotrade', na esperança de que lá pudesse encontrar o meu (na altura) carro de sonho!!


Num stand de 'babar', repleto de Ferrari, Porsche, Bentley, Aston Martin estava um carro que preenchia todos os meus requisitos.... um BMW (E39) M5 de '99 com 89.000km; el 5180BCD!!




Esta geração do M5 vinha equipada com um V8 de 5.0 litros, com 400cv (!!!), sendo a transmissão entregue a uma maravilhosa caixa manual de 6 velocidades.
Sem a limitação electrónica da velocidade máxima a 250km/h, este carro poderia ultrapassar os 300km/h!


'Despachada' a Rover 75 Tourer em Portugal, fechei a compra do BMW e combinei levantar o carro no dia 28 de Dezembro em Madrid!


No dia em que levantei o carro, na companhia da minha mulher, nem queria acreditar que ia passar a conduzir um dos melhores 'M' de sempre!! 
O carro era lindíssimo, quer por dentro, quer por fora! Era uma delícia contemplá-lo!! E era meeeeu!!!! :-D
Adicionalmente. contava com uns extras fantásticos como por exemplo: vidros duplos, tablier integralmente forrado a pele e o conjunto tecto/pilares forrado a alcântara!!




Os bancos (eléctricos e aquecidos) em pele, eram em dois tons (preto e azul) e as inserções no tablier eram em alumínio escovado, acentuando (e muito) o cariz desportivo do interior!
Eu simplesmente adorava o interior do carro.... lindo, bem construído e muito, muito 'cool'!
O sistema de som era by 'Harman&Kardon', com 300 altifalantes espalhados pelo habitáculo e um sub-woofer de origem, subtilmente encastrado na chapeleira! Era um verdadeiro palco de concertos ambulante!




Bom, vamos ao que interessa!  Andamento??  Bruuuuutal!!! 
Como aliás outra coisa não seria de esperar num carro com 400cv e um binário de 500Nm!!
As prestações deste carro, para melhor terem uma idéia, fariam corar de vergonha o E36 M3 que tive ano e meio antes...!


Cruise control 'on'..... :-)
A primeira (de muitas) viagens de Madrid para Lisboa foi, como podem imaginar, um deleite! A disponibilidade do motor, o som do V8, a estabilidade , o conforto... deixavam-me sem palavras! E até os consumos me estavam a surpreender pela positiva....com o 'cruise' ligado nos 180km/h,o computador indicava um consumo médio de 14.3 litros/100! Não é pouco mas, não nos esqueçamos que se tratava de um V8 com 5.0 litros, num carro que pesava mais de 1.900kg!!


Tudo corria lindamente até que, 48h depois da entrega do carro, o sonho estava prestes a virar pesadelo.....


Dia 30 de Dezembro, fim do dia, 2ª circular.... sinto dois valentes 'safanões' provenientes da traseira do carro e a partir daí, foi impossível continuar a conduzir.... carro imobilizado e rebocado para a oficina! Problema.... Junta homocinética do diferencial gripada!!!
1.500Eur depois, e com o meu fantástico mecânico a trabalhar no carro no dia 1 de Janeiro, lá voltei eu para Madrid para ir bater à porta do stand.... nada contente, como devem imaginar!


Contar-vos todas as avarias do meu ''carro de sonho' ia ser, no mínimo, maçador (para não dizer 'chato')... assim sendo, vou só resumir as principais, ou melhor, as mais caras (aprox. 6.000Eur no total):


a) Reparação integral do sistema VANOS
b) Medidores de massa de ar (2)... o carro dáva-se mal com o calor, aparentemente
c) Apoios da barra estabilizadora traseira partidos
d) 2 injectores rachados
e) Sondas lambda dos catalisadores
f) Amortecedores dianteiros com fugas






Como facilmente poderão depreender... o meu convívio com o M5 foi tudo menos pacífico e, como consequência, 5 meses depois de o ter comprado, já estava em campo para o 'despachar'...
Que desilusão! :-(


Cada vez mais me convenço que nos carros há um grande factor 'Sorte'... o Pai de um grande amigo, comprou um M5 igual ao meu, NOVO, no ano de 2000 e, hoje, com mais de 200.000km 'no bucho', continua a dar-lhe alegrias atrás de alegrias!



Sem comentários:

Enviar um comentário