quarta-feira, 20 de junho de 2012

O meu 7º carro...


Já há algum tempo que andava com um bichinho chamado 'vontade inexplicável de comprar um BMW' quando, certo dia, passando à porta de um stand ali para os lados de Sintra, me deparei com aquele que viria a ser o meu primeiro BMW.....
Um 525td (115cv) de Mar/1998, o 52-18-JT!




Apesar dos excelentes 'serviços' prestados pela carrinha Laguna, lá me despedi dela em meados de 2000, trocando-a por um 'espada' que contava com menos de 50.000km no conta-quilómetros, sempre assistido em concessionário oficial BMW.

O carro tinha uma história curiosa, pois pertenceu a uma senhora.... que nunca o conduziu!! Esta história soa a 'lugar comum' mas, neste caso, a dita senhora nunca se sentou ao volante porque tinha alguém que o fazia por ela, enquanto esta se sentava... no banco de trás!
Ah e tal 'Ambrósio', dá-me chocolates! ;-)

O meu 525td vinha com estofos de pele e rádio cassete.... de resto, vinha despido ao equipamento 'essencial'... típico BMW!

As jantes que se vêem nas fotos já foram um 'upgrade' posterior, uma vez que de origem, vinha com a bela da jante de ferro (16') com tampões de plástico! :-)



O BMW (E39) 525td não foi propriamente um sucesso de vendas em Portugal, em grande parte devido ao seu motor de 'apenas' 115cv, quando por 'pouco mais' se comprava a versão 525tds, com intercooler, a debitar uns mais interessantes/expressivos 143cv!
Confesso-vos que me estava bem nas tintas para os 143cv pois o que me dava mesmo gozo era ter um 6 cilindros debaixo do capô! Fosse ele de 115cv ou 1000cv!!

Apesar de se tratar de um diesel, a sonoridade do 2.5 era música para os meus ouvidos e mesmo dotado de uma insonorização bastante boa, o motor não deixava de se fazer 'sentir' nas acelerações mais vigorosas! cool! ;-)

Em termos de fiabilidade, o 'JT' foi um tanque e nunca me deu a mais pequena preocupação! Por falar em 'tanque'.... os consumos de 6 litros/100 da Laguna passaram a ser uma miragem, uma vez que o meu 525 raramente conseguia melhor que 9 litros/100!! Recordo uma viagem particularmente 'apressada' (a fundo), para Leiria, onde o consumo marcado foi superior a 13 litros/100!!!



O conforto e a estabilidade eram pontos muito fortes e a 180km/h parecia que se ia a 120/130!!! Mesmo!

2 meses passados após a compra, fiz o upgrade das jantes para o tamanho acima (17), 'engordando' os pneus de 205 para 235 e também melhorei o sistema de som para um sistema 'BMW Professional' com cx CD e altifalantes mais potentes.

Uma jóia de carro só vos digo!

Sem comentários:

Enviar um comentário