segunda-feira, 11 de junho de 2012

Visita ao Bedford Autodrome em Out/2007

Num evento para clientes, que organizei no banco onde trabalho, fui em Outubro de 2007, acelerar para o Bedford Autodrome (www.palmersport.com), perto de Londres.
O local é uma imensa propriedade de 384 hectares, na qual o ex-piloto de F1, Jonathan Palmer, desenhou, do zero, cerca de 4 pistas diferentes, nas quais se pode testar um extenso rol de carros de competição, para além de uma pista 'Off-road' onde se fazem coisas inacreditáveis com um Land Rover Defender!
O programa começa logo pela fresca e às 9h da manhã já estamos na pista, sentados no primeiro carro!
Palmer Jaguar JP1, motor V6 com 250cv e menos de 800kg de peso....
O primeiro do dia foi o Palmer JP1 e apesar de estarem pouco mais de 5 graus às 9h da manhã, frio foi coisa que não senti!
A disponibilidade do motor, aliada ao baixo peso do carro e à enorme aderência dos slicks, tornam este bólide numa experiência alucinante de condução!! 
Só para melhor terem uma idéia do nível de andamento que estamos a falar; na mesma pista, um Nissan GT-R (2012), conduzido por um piloto experiente (o nome Tiff Needell dispensa apresentações), faz 1:20:10.. eu, com 'zero' talentos de piloto, sem conhecer a pista e sem dominar a máquina, fiz, ao final de 8 voltas..... 1:19:53!! 
Agora imaginem, o que não faria um piloto experimentado!!


o 'meu' bólide!


banquinhos confortáveis..... ;-)
A meio da manhã, conduzimos os Porsche 911 'GT' e, apesar de nunca ter conduzido nenhum, fiquei positivamente impressionado com a capacidade de tracção e poder de travagem.... se bem que, no limite, me geraram uma certa sensação de que o 'iria perder' a qualquer momento....


O meu 'carro de serviço'.... o som era particularmente agradável!

Convém fechar a porta.... :-)

cool não?
Do que menos gostei.... o Clios 2.0 Sport... motor atmosférico de 200cv, tracção à frente e cx sequencial.
Os pneus do meu carro já estariam em fim de vida e a frente 'escorregava' imenso, o instrutor que seguia comigo esteve muitos níveis abaixo da média e tb não ajudou nada... a cx sequencial só funcionava na base da 'marretada'!... Muito mau.....
naaaaaa.....
Outro 'canhão' que guiámos, e que eu adorei, foram os Jaguar XKR de 420cv em versão 'PalmerSport'. Mais apoio aerodinâmico, travões (muito) maiores, interior completamente despido, slicks e um escape com subwoofer e amplificador..... ah e às vezes, tb fazia de 'lança-chamas'!!!
Extremamente rápidos e estáveis, mas a não conseguir disfarçar o facto de serem os mais pesados do lote... ainda assim, uma explosão de adrenalina com o forte ronco do V8 Supercharged!!



O 'nosso' grupinho!



A meio da tarde decorreu a experiência mais 'radical', com direito a briefing independente e tudo, uma vez que seria o único carro que iríamos guiar sozinhos.... ou melhor, não íamos completamente 'sozinhos'.... íamos acompanhados de um sistema de 'GPS-polícia' que, detectando possíveis abusos de acelerador em certas zonas da pista, cortava a potência do motor, actuando como um 'refreador instantâneo de entusiasmo'! ;-)


Estes mono-lugares disputavam, na altura, um campeonato no UK, designado por 'Fórmula Palmer'. O motor era um 1.8T de origem Audi, puxado para 250cv, com uma caixa de 4 velocidades em H (com o selector do lado direito, felizmente)!
O nível de performance é brutal, como aliás outra coisa não seria de esperar numa carcaça que pesa pouco mais de 500kg, com bastante apoio aerodinâmico e pneus slick!
A minha melhor volta andou em 1:19 e 'qualquer coisa' e, só para terem uma idéia, o record da pista com este carro foi rubricado pelo filho do próprio Jonathan Palmer, com 1:09:50.... ou seja, menos 10segundos!! O que, numa pista relativamente pequena... é uma eternidade!! :-D
Foi curioso analisar os dados da telemetria (os ingleses não brincam em serviço) e verificar que zonas onde eu já começava a travar, ainda o 'pro' vai de pé enterrado no acelerador e, à saída das curvas, onde eu ainda nem me atrevi a tocar no acelerador, já o 'pro' está com ele todo em baixo!! A velocidade máxima que atingi no final da recta principal, aflorou os 200km/h, enquanto que o piloto passa dos 220km/h!!




Ainda houve tempo para fazer um 'elegante' pião nas boxes?!?!?!? sim, sim.... dosear a embraiagem não é pêra doce.... E ainda mais um em pista.... o carro não voltou a pegar e acabei por prejudicar 3 ou 4 voltas do grupo todo... :-(


Na pista de 'Off-road' foi possível fazer o (aparentemente) impossível com um Defender, que atravessou cursos de água e transpôs pendentes incríveis... sem esforço nenhum! eu é que ia cheio de 'cagufa' a achar que aquilo se ia virar a qualquer momento! mas enfim.... todo-o-terreno 'é uma cena que não me assiste'


Com grande pena minha, não tenho fotos da experiência fabulosa que foram os Caterhams 'Superlight'! Acho que a melhor descrição possível é; um Kart grande com um motor de 140cv e 450kg!! 
O som daquele 4 cilindros colocado mesmo à frente dos nossos pés e um escape (quase) livre a sair mesmo 'ali ao lado', é algo que não se esquece! 
Tirando o som, o poder de travagem e as velocidades de passagem em curva são algo de tão elevado que nos obrigam a rever todas as nossas referências de condução ao final de uma ou duas voltas apenas!


Começamos a conduzir às 9h da manhã e, com um almoço pelo meio, eram quase 17h qd saí do último carro! A organização é fantástica e não há tempos mortos! 


Com vôos 'low cost', dormida num hotel de 3 estrelas, transporte para Bedford e o custo do evento, é possível fazer um dias destes por pouco mais de 1.000Eur p/pessoa....!!
Se pensarmos que um evento similar (com menos horas de condução) custa, no autódromo de Portimão, mais de Eur900 p/pessoa.... Bedford é (quase) uma  pechincha!!


Uma experiência a repetir! ;-)

Sem comentários:

Enviar um comentário