sexta-feira, 22 de junho de 2012

o meu 8º carro...

Num acto de pura rebeldia juvenil, em que a emoção prevaleceu sobre a razão, comprei no início de 2001, um BMW (E36) M3 3.0 (286cv) de 1994... o 30-22-DU!




Pois é.... troquei um série 5 de 98 por um série 3 de 94! Obviamente que um M3 é sempre um M3 e 286cv são bem melhores do que 115cv!!


Devido a alterações de fundo na minha vida pessoal, tinha passado a fazer 1/4 dos quilómetros que fazia normalmente e a passagem de um diesel guloso para um gasolina de alta cilindrada, não iria ter repercussões de maior no meu 'orçamento'... Por outro lado, o nível de satisfação ao volante, estava prestes a registar um aumento muuuito significativo!!


No dia em que fui experimentar o carro, que já marcava +130.000km no mostrador (apesar de ter somente um dono), lembro-me de entrar no Eixo Norte-Sul e acelerar a fundo em 2ª.... resultado; entrada meio 'de lado' na via e depois de rapidamente passar para 3ª, já circulava mais depressa do que toda a gente!!! Estava maravilhado com a brutalidade da máquina!!!
O som do 6 cilindros só me pedia que esgotasse cada mudança e a decisão da compra foi tomada poucos minutos depois!




Apesar de ser um M3, vinha com um nível de equipamento relativamente 'básico', ainda com um rádio cassete de origem e uns bancos desportivos revestidos a tecido/alcântara.


A versão em questão era a 3.0litros com 286cv e caixa manual de 5 velocidades, sendo que em termos de motor, o carro se encontrava em muito bom estado. 
O resto... bom, isso já é outra história.... Depois de visto de 'alto a baixo' por um mecânico BMW, foi-lhe diagnosticada uma folga significativa na caixa de direcção, uma embraiagem completamente 'no osso' e uns amortecedores em 'fim de vida'.... 
A resolução dos amortecedores foi fácil, com melhorias notórias no comportamento mas, no caso da direcção, a 'coisa piava mais fininho' pois o orçamento para a reparação andava a rondar os Eur2.500!
O stand onde comprei o carro, após alguma insistência da minha parte, lá se prontificou a pagar os Eur500 pedidos por um kit de embraiagem novo... menos mau!



O carro era um regalo de condução e só quando mudava de faixa 'sem querer' por causa da folga na direcção, é que me deixava nervoso (estou a exagerar um bocadinho)...


O facto de o E36 M3 não possuir controlo de tracção, significava que os 'powerslides' estavam à distância de uma ligeira pressão no acelerador...  obtendo-se, com relativa facilidade, o efeito (lateral) desejado! 
Mais tarde, acabei por desenvolver um 'controlo de tracção' mental, pois vi-me forçado a trocar os pneus traseiros ao fim de apenas 8.000km!


Por falar em 'powerslides', lembro-me se um episódio engraçado em que , entrando numa certa rotunda ali para os lados da expo, e com o piso molhado, achei que seria uma excelente oportunidade para fazer um 'bonito' e fazer a rotunda toda de lado.... resultado; um pião na hora, acabando com a traseira 'encavalitada' em cima do passeio! :-D
Toma, para aprenderes!!




Os consumos do M3 surpreenderam-me pela positiva, pois apesar de se tratar de um motor de altas prestações, os consumos médios (com passeios, aceleradelas e cidade) andavam sempre na casa dos 12/13 litros/100!


Nem tão pouco era um carro desconfortável ou acanhado em termos de espaço, possuindo inclusivamente uma mala bastante generosa (400 litros)!




O sistema de som tinha sido sujeito a um 'upgrade' de colunas (Boston Acoustics) e rádio (agora um Alpine c/CD) e na mala carregava o meu subwoofer Pioneer, adquirido em 98 para a minha carrinha Laguna! Era um sonzaço!


No meu caso, e chamem-me os nomes que quiserem, passava mais tempo de rádio desligado, sempre à procura um túnel para abrir a janela e dar voz ao 6 cilindros 'M Power'!!
:-D

Sem comentários:

Enviar um comentário