segunda-feira, 11 de junho de 2012

O meu 5º carro...

Ora bem, tinham passado 9 meses desde a compra do meu primeiro carro com cheiro a 'novo'.... para muitos, seria o fim da rodagem! No meu caso, o Punto 1.2 já levava quase 30.000km... E, como é óbvio, todos esses quilómetros são sinónimo de muuuuuitas horas passadas dentro de um carro... do qual eu nem tão pouco conseguia gostar muito :-(
Ora pelo simples facto de me sentir num 'caixote' mal acabado, ora pelo facto de ser um mau exemplo de fiabilidade e que me tinha consumido dezenas de horas nas oficinas da Fiat, ora pelo facto de não ver a hora de o vender!
Como facilmente se pode perceber, o passo lógico seria...... comprar outro FIAT!! ;-)


Não estou a brincar....! Comprei um Fiat Brava 1.9TD100 ELX, o 88-01-HP!
Igualzinho a este, nesta maravilhosa côr e tudo....




Tratava-se de um 'carro de serviço' da Fiat, com 1 ano, equipado com tuuuudo! Deixei-me seduzir pelos bancos em pele, tecto de abrir eléctrico, AC automático, 4 vidros eléctricos, alarme com comando, um bom rádio CD, jantes de 15 polegadas e .... era um diesel (o meu primeiro) com menos de 20.000km no conta-quilómetros!
Prontifiquei-me a pagar os 3.800contos (Eur19.000) pedidos e, à troca, ainda me deram 2.000contos (10.000Eur) pelo 'malfadado' Punto...  mal sabia eu que a palavra 'malfadado' não ia ficar pelo Punto!


Debaixo de uma chuvada torrencial, fui levantar o carro a Alfragide e logo nos primeiros kms achei que o carro fazia uma fumarada dos diabos logo que se passava das 3.000rpm.... deixei andar nas esperança de que fosse sintoma de um carro 'entupido' que logo trataria de 'soltar'.... Nada disso! Passados 3 dias, lá estava eu à porta do concessionário a pedir que vissem o que se passava com o Brava 'amarelo diarreia', porque a fumarada que fazia não me estava a conquistar amigos nas associações ambientalistas!


Passadas 24h lá fui re-levantar o carro e até parecia outro! O 'matraquear' do diesel a frio continuava a parecer uma alfaia agrícola mas, pelo menos, já não fumava como uma locomotiva do século passado!


Depois, começou a intensificar-se a profusão de ruidinhos irritantes.... ora do rádio, ora das molduras das portas, ora do encaixe do encosto rebatível do banco de trás.... Cristo! parecia uma sinfonia de plásticos!!


Outra curiosidade foram os consumos.... eu achava (ingenuamente) que ia poupar dinheiro em combustível... pois, ficou só mesmo pelo achar.... 9 a 10 l/100 eram números habituais e, face aos 7.5 l/100 de gasolina do Punto, a poupança era nula! :-(


Prestações? Bom, sempre eram 100 cavalos e não era propriamente lento depois de embalado, mas o turbo só 'acordava' bem depois das 2.000rpm e deixar cair uma mudança abaixo deste valor era sinónimo de uma apatia desesperante que mais parecia estar a guiar um Panda de 750cc!!


Uma avaria 'terminal' na bomba injectora, deixando-me 'apeado' numa viagem a Castelo Branco (obrigando depois a uma reparação bastante cara), foi a gota de água que fez transbordar o copo já cheio das 'chatices made by Fiat' e me fez perceber que carros de Turim, não Obrigado!


Venha o próximo....!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário