sábado, 30 de junho de 2012

o meu 11º carro...

Em finais de 2002, mudava-me de armas e bagagens para viver e trabalhar em Madrid!
Um misto de emoções entre grande euforia e alguma insegurança, acompanharam-me na minha ida para a capital espanhola.... Obviamente, e para um 'car-freak' como eu, abria-se uma oportunidade de ouro; Comprar um carro em Espanha! 
Para os mais 'distraídos', a diferença favorável de preço é, em média, superior a 30%, chegando, em alguns casos, a 40%!!... como veremos em 'posts' futuros ;-)


Aconselhado por alguém com altos padrões de exigência em termos de qualidade e rigor, dirigi-me a um stand, de seu nome 'Autotrade', na esperança de que lá pudesse encontrar o meu (na altura) carro de sonho!!


Num stand de 'babar', repleto de Ferrari, Porsche, Bentley, Aston Martin estava um carro que preenchia todos os meus requisitos.... um BMW (E39) M5 de '99 com 89.000km; el 5180BCD!!




Esta geração do M5 vinha equipada com um V8 de 5.0 litros, com 400cv (!!!), sendo a transmissão entregue a uma maravilhosa caixa manual de 6 velocidades.
Sem a limitação electrónica da velocidade máxima a 250km/h, este carro poderia ultrapassar os 300km/h!


'Despachada' a Rover 75 Tourer em Portugal, fechei a compra do BMW e combinei levantar o carro no dia 28 de Dezembro em Madrid!


No dia em que levantei o carro, na companhia da minha mulher, nem queria acreditar que ia passar a conduzir um dos melhores 'M' de sempre!! 
O carro era lindíssimo, quer por dentro, quer por fora! Era uma delícia contemplá-lo!! E era meeeeu!!!! :-D
Adicionalmente. contava com uns extras fantásticos como por exemplo: vidros duplos, tablier integralmente forrado a pele e o conjunto tecto/pilares forrado a alcântara!!




Os bancos (eléctricos e aquecidos) em pele, eram em dois tons (preto e azul) e as inserções no tablier eram em alumínio escovado, acentuando (e muito) o cariz desportivo do interior!
Eu simplesmente adorava o interior do carro.... lindo, bem construído e muito, muito 'cool'!
O sistema de som era by 'Harman&Kardon', com 300 altifalantes espalhados pelo habitáculo e um sub-woofer de origem, subtilmente encastrado na chapeleira! Era um verdadeiro palco de concertos ambulante!




Bom, vamos ao que interessa!  Andamento??  Bruuuuutal!!! 
Como aliás outra coisa não seria de esperar num carro com 400cv e um binário de 500Nm!!
As prestações deste carro, para melhor terem uma idéia, fariam corar de vergonha o E36 M3 que tive ano e meio antes...!


Cruise control 'on'..... :-)
A primeira (de muitas) viagens de Madrid para Lisboa foi, como podem imaginar, um deleite! A disponibilidade do motor, o som do V8, a estabilidade , o conforto... deixavam-me sem palavras! E até os consumos me estavam a surpreender pela positiva....com o 'cruise' ligado nos 180km/h,o computador indicava um consumo médio de 14.3 litros/100! Não é pouco mas, não nos esqueçamos que se tratava de um V8 com 5.0 litros, num carro que pesava mais de 1.900kg!!


Tudo corria lindamente até que, 48h depois da entrega do carro, o sonho estava prestes a virar pesadelo.....


Dia 30 de Dezembro, fim do dia, 2ª circular.... sinto dois valentes 'safanões' provenientes da traseira do carro e a partir daí, foi impossível continuar a conduzir.... carro imobilizado e rebocado para a oficina! Problema.... Junta homocinética do diferencial gripada!!!
1.500Eur depois, e com o meu fantástico mecânico a trabalhar no carro no dia 1 de Janeiro, lá voltei eu para Madrid para ir bater à porta do stand.... nada contente, como devem imaginar!


Contar-vos todas as avarias do meu ''carro de sonho' ia ser, no mínimo, maçador (para não dizer 'chato')... assim sendo, vou só resumir as principais, ou melhor, as mais caras (aprox. 6.000Eur no total):


a) Reparação integral do sistema VANOS
b) Medidores de massa de ar (2)... o carro dáva-se mal com o calor, aparentemente
c) Apoios da barra estabilizadora traseira partidos
d) 2 injectores rachados
e) Sondas lambda dos catalisadores
f) Amortecedores dianteiros com fugas






Como facilmente poderão depreender... o meu convívio com o M5 foi tudo menos pacífico e, como consequência, 5 meses depois de o ter comprado, já estava em campo para o 'despachar'...
Que desilusão! :-(


Cada vez mais me convenço que nos carros há um grande factor 'Sorte'... o Pai de um grande amigo, comprou um M5 igual ao meu, NOVO, no ano de 2000 e, hoje, com mais de 200.000km 'no bucho', continua a dar-lhe alegrias atrás de alegrias!



Ìdolo do volante....

Caros Bloggers...


A SIC Notícias está a levar a cabo uma iniciativa no programa 'Volante' (Sábados às 9h30 e 19h), que dá pelo nome de 'Ìdolo do Volante' e..... eu decidi participar!!


Preciso dos vossos 'LIKE' para poder ser seleccionado e aparecer no próximo programa que irá para o ar a 7 de Julho!


Votem no meu vídeo no FB do Volante@TV!!
Obrigaaado!!


http://www.facebook.com/photo.php?v=489331321084460

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Chris Harris - Bowler EXR-S

Neste vídeo, Chris Harris conduz o absolutamente louco Bowler EXR-S.... 550cv de um V8 Jaguar Supercharged!


A não perder....




Cheers!

quarta-feira, 27 de junho de 2012

o meu 10º carro...

Estreava-se a moeda única em Janeiro de 2002 e, sentado ao volante do meu 740i, enquanto esperava pela minha mulher que recolhia os primeiros euros de uma caixa MB, olhava melancolicamente para o computador de bordo que indicava uns penosos 21 litros/100 de consumo médio... Era esta a minha triste realidade desde há uns meses e foi, nesse instante, que decidi que seria mais sensato voltar a ter carro a diesel... e preferencialmente, automático! 
Vamos então falar um pouco da ... (inspira fundo) Rover 75 Tourer 2.0CDTi 'Connoisseur Plus' Auto.... a 35-78-TF!


Esta belíssima carrinha foi comprada NOVA em Março de 2002 e custou para cima de um disparate de dinheiro! ;-)
Como o próprio nome do modelo indica, 'Connoisseur Plus', era assim a versão hiper-mega-ultra equipada trazendo, basicamente..... tudo! O 'tudo' estendia-se à caixa de 5 velocidades automática, GPS/TV, tecto de abrir eléctrico, faróis de xénon (neste caso, com um alcance medíocre), bancos eléctricos c/memórias e aquecidos, volante com regulação eléctrica, cruise control, sensor de luz e chuva.... bem, já perceberam a idéia, não é?

Tendo o Rover 75 sido construído/desenvolvido debaixo da alçada BMW, o motor desta Tourer não era mais do que uma versão 'castrada' do 320d de 136cv, aliado a uma versão da caixa Steptronic da BMW mas.... sem o Steptronic!



Os magros 116cv que o motor debitava eram, obviamente 'curtos' para os 1.500kg que a menina pesava e, logo na origem, foi-lhe instalado um 'kit' para 150cv! Ficou, excelente! Os arranques eram poderosos e a disponibilidade do motor sempre foi 'ponto de honra'.

Os consumos... bom, eram melhores do que os +20 litros/100 do V8 BMW mas, para um diesel.... andavam sempre ali mais para os 9/10 do que outra coisa.... Creio que o factor peso, aliado ao 'kit de vitaminas' e à caixa automática, não permitiam fazer melhor!

O conforto estava em alta, não conseguindo por razões óbvias, acompanhar o nível atingido pelo transatlântico série 7 mas, ainda assim, num nível digno de registo.

O espaço interior era abundante e rapidamente percebi que estofos de pele creme e crianças, são dois elementos cuja combinação se deve evitar :-)
A qualidade de construção era muito boa, com uma vasta proliferação de plásticos macios e de tonalidade clara, a tornar o habitáculo num espaço cheio de luz e muito agradável.
No que toca à qualidade dos acabamentos; só de notar um 'senão' aborrecido, pois o vidro traseiro (que abria independente do portão da mala), em dias de chuva.... metia água, o que me obrigou a 3 visitas à oficina! :-(


Para um carro com mais de 4,80m de comprimento, uma mala de 400litros era 'abaixo do esperado' e mesmo com a chapeleira recolhida e carregada 'até cima', obrigava sempre a algum planemento na hora de escolher que bagagem levar, para facilitar o acondicionamento do 'puzzle'!

O comportamento em estrada primava pela honestidade e segurança, transmitindo sempre uma enorme sensação de confiança.... mesmo em velocidades mais altas ;-)

'Flutuando'.... ;-)
As passagens de caixa eram imperceptíveis e, de 'cruise' ligado, a única coisa que tínhamos que fazer era mexer o volante.... se chovesse, as escovas actuavam sozinhas, se  se entrasse num túnel, as luzes acendiam sozinhas, se fosse preciso abrandar, desligava-se o 'cruise', para voltar a acelerar, ligava-se outra vez.... enquanto a caixa reduzia e subia.... sozinha!!

O condutor era mesmo só 'lastro' :-D

terça-feira, 26 de junho de 2012

Mercedes SLS - Tentativa de record!

E agora.... algo de diferente....

O SLS roadster, conduzido a alta velocidade por David Coulthard, tenta apanhar uma bola de golfe, jogada pelo jogador profissional, Jake Shepherd!
How cool is that??


http://www.evo.co.uk/news/evonews/285037/video_mercedesbenz_sls_record_attempt.html

It's time for some (serious) drag racing!!

Chamo a vossa atenção para a velocidade final de um certo Nissan GT-R Alpha 12..... ;-)




Vooooouuuuuush!!! :-D

O que se vê por aí...

Este cavalheiro deve estar a treinar para quando tiver um Rolls Royce Phantom...




...Sinceramente...

domingo, 24 de junho de 2012

o meu 9º carro....

A família estava a precisar de mais espaço a bordo e os 4 lugares do M3 começavam a ser 'curtos'! Havia, no entanto, uma limitação complicada de contornar....eu tinha-me afeiçoado aos 286cv de potência do 6 cilindros 'M Power'...
Solução? Comprar um BMW 740i, com um V8 de 4.000cc com os mesmos 286cv!! Entra em cena o 74-92-HC!



É verdade! Tinha entrado no território da 'banheira de 5 metros'! ;-)

O carro em questão era então um 740i de 1994, numa versão bastante rara com caixa manual de 6 velocidades (ao contrário da esmagadora maioria com cx auto de 5 velocidades) e que apresentava pouco mais de 120.000km no contador!

O carro era importado da Alemanha e tinha pertencido a uma embaixada, estado numa condição de manutenção excelente!

Como outra coisa não seria de esperar, o equipamento desta versão era extremamente abundante, não lhe faltando absolutamente nada! Destaco a existência de cortinas eléctricas, 2 telefones (um à frente e outro atrás), mala com fecho eléctrico e bancos com regulação eléctrica.....atrás!!!
Os da frente também eram eléctricos, mas com memórias e aquecidos... um luxo arábico!

Em termos de prestações, e apesar de mantido o valor da potência máxima, houve um claro decréscimo, com 450kg de 'lastro' a justificar esforços redobrados para o motor!

Apesar de ser um V8, o motor mal se ouvia no interior, tal o cuidado posto na insonorização do habitáculo. No entanto, e em acelerações mais fortes, percebia-se perfeitamente o que estava debaixo do capô!



A excelente insonorização marcava ainda a sua presença em altas velocidades de cruzeiro, onde, no interior, a única coisa que se ouvia era o (excelente) rádio!

O conforto estava num nível absolutamente desconhecido para mim, tendo o carro uma capacidade inacreditável para transformar qualquer 'caminho de cabras' numa verdadeira auto-estrada de suavidade. O 'HC' tinha sensores de estacionamento à frente e atrás o que, em situações de maior 'aperto', constituíam uma ajuda preciosa.... é que sempre são 4.98m de comprimento e quase 2m de largura!

Lembro-me que fazer inversões de marcha com este carro era algo de particularmente divertido pois, para além da profusão de 'beep-beep-beep', havia a sensação de se estar a manobrar uma traineira, baloiçando para a frente e para trás.... para quem enjoa facilmente, era um carro a evitar!!



Em termos mecânicos esteve muito bem, limitando-se a precisar dos consumíveis habituais e de.... gasolina.... aliás.... muuuita gasolina!

Os consumos de um V8 com 4.0 litros,num carro a rondar as 2 toneladas de peso, não poderiam ser baixos, mas confesso que às vezes eram assim.... incomodativamente altos! Médias de 22 litros/100 não eram invulgares e tinha que fazer velocidades de 120/130 se quisesse ver o computador de bordo andar mais perto dos 13/14 litros/100.

Ainda assim, e apesar do peso 'extra', o 740i brilhava no campo das performances; 7s dos 0-100 para um 'peso-pesado' não é propriamente pouco, nem tão pouco os 250km/h de velocidade máxima, limitada electronicamente.
O binário era generoso e muito disponível desde rotações muito baixas, tanto que era possível circular, tranquilamente, na estrada marginal, em 6ª velocidade, a 60km/h! ;-)

A mala com mais de 500 litros de capacidade, chegava e sobrava mas.... só tinha um problema... tinha que se ter muita atenção ao sistema de fecho eléctrico, pois um dedo de uma criança no sítio errado, no momento errado, poderia ditar uma ida directa para o hospital!



História curiosa sobre a mala eléctrica:

Chegado à cidade da Covilhã para uns dias com familiares, e preparando-me para fazer o check-in no hotel, desço ao estacionamento subterrâneo para recolher as bagagens do carro. As chaves do 740i tinham 3 botões, 'abrir', 'fechar' e um 3º botão que servia só para destrancar a mala. Como tudo o que eu precisava estava na mala, e com o carro totalmente trancado, optei por destrancar só a mala. Tirei o que necessitava e, inadvertidamente, havia pousado o porta-chaves dentro da mala!! Retirado o último saco, fecho a mala.... com as chaves lá dentro!!!!! Como o carro se encontrava na posição de 'trancado', uma vez fechada a mala, não é possível voltar a abri-la do exterior!
Portanto, estava a 300km de casa, com a bagagem fora do carro (felizmente) e a chave do mesmo, dentro da mala! Meeedp!!!
Liguei ao meu mecânico (era sábado à tarde) e felizmente, atendeu-me o telefone!
Depois de resumir o sucedido, ele riu-se e disse-me: 'Oh pá, nesses carros isso está sempre a acontecer!' :-(
De seguida, disse-me para arranjar um berbequim, com uma broca de 7mm e uma chave de estrela com mais de 10cm.... E eu cada vez mais baralhado!!
Instruiu-me para tirar a chapa de matrícula traseira, e traçar o ponto médio entre os dois parafusos que a fixavam...Depois de encontrado o ponto médio, medir (mais ou menos) 5 a 6 cm para baixo e fazer aí um furo com o berbequim!!! Ok, eu ia, a olho, furar a chapa do meu carro!!!! Engoli em seco, e lá fiz o furo! Depois, era tudo uma questão de sorte.... com a chave de estrela, através do dito furo, tinha que 'tatear' até encontrar o gatilho do fecho eléctrico da mala, o qual, uma vez accionado, a faria abrir! Tanta sorte tive que não foram precisos mais do que 30 segundos para ter a mala aberta e recuperar a minha chave!!

Uf.....!! Lição aprendida! O botão de destrancar só a mala, por via das dúvidas, nunca mais foi utilizado! :-)






sexta-feira, 22 de junho de 2012

Bugatti Veyron Gran Sport Vitesse

São 8.000cc de cilindrada, 16 cilindros, 4 turbos e..... 1200cv!!!!
Velocidade máxima?  .... +410km/h!!!
Preço?... pfu.... Eur2.000.000.... e mais uns trocos..... ;-)


....o mais giro é que eu até tive a oportunidade de ver um carro igualzinho, AO VIVO, no salão de Genéve, em Março deste ano!!


Bom fim de semana!!
;-)

o meu 8º carro...

Num acto de pura rebeldia juvenil, em que a emoção prevaleceu sobre a razão, comprei no início de 2001, um BMW (E36) M3 3.0 (286cv) de 1994... o 30-22-DU!




Pois é.... troquei um série 5 de 98 por um série 3 de 94! Obviamente que um M3 é sempre um M3 e 286cv são bem melhores do que 115cv!!


Devido a alterações de fundo na minha vida pessoal, tinha passado a fazer 1/4 dos quilómetros que fazia normalmente e a passagem de um diesel guloso para um gasolina de alta cilindrada, não iria ter repercussões de maior no meu 'orçamento'... Por outro lado, o nível de satisfação ao volante, estava prestes a registar um aumento muuuito significativo!!


No dia em que fui experimentar o carro, que já marcava +130.000km no mostrador (apesar de ter somente um dono), lembro-me de entrar no Eixo Norte-Sul e acelerar a fundo em 2ª.... resultado; entrada meio 'de lado' na via e depois de rapidamente passar para 3ª, já circulava mais depressa do que toda a gente!!! Estava maravilhado com a brutalidade da máquina!!!
O som do 6 cilindros só me pedia que esgotasse cada mudança e a decisão da compra foi tomada poucos minutos depois!




Apesar de ser um M3, vinha com um nível de equipamento relativamente 'básico', ainda com um rádio cassete de origem e uns bancos desportivos revestidos a tecido/alcântara.


A versão em questão era a 3.0litros com 286cv e caixa manual de 5 velocidades, sendo que em termos de motor, o carro se encontrava em muito bom estado. 
O resto... bom, isso já é outra história.... Depois de visto de 'alto a baixo' por um mecânico BMW, foi-lhe diagnosticada uma folga significativa na caixa de direcção, uma embraiagem completamente 'no osso' e uns amortecedores em 'fim de vida'.... 
A resolução dos amortecedores foi fácil, com melhorias notórias no comportamento mas, no caso da direcção, a 'coisa piava mais fininho' pois o orçamento para a reparação andava a rondar os Eur2.500!
O stand onde comprei o carro, após alguma insistência da minha parte, lá se prontificou a pagar os Eur500 pedidos por um kit de embraiagem novo... menos mau!



O carro era um regalo de condução e só quando mudava de faixa 'sem querer' por causa da folga na direcção, é que me deixava nervoso (estou a exagerar um bocadinho)...


O facto de o E36 M3 não possuir controlo de tracção, significava que os 'powerslides' estavam à distância de uma ligeira pressão no acelerador...  obtendo-se, com relativa facilidade, o efeito (lateral) desejado! 
Mais tarde, acabei por desenvolver um 'controlo de tracção' mental, pois vi-me forçado a trocar os pneus traseiros ao fim de apenas 8.000km!


Por falar em 'powerslides', lembro-me se um episódio engraçado em que , entrando numa certa rotunda ali para os lados da expo, e com o piso molhado, achei que seria uma excelente oportunidade para fazer um 'bonito' e fazer a rotunda toda de lado.... resultado; um pião na hora, acabando com a traseira 'encavalitada' em cima do passeio! :-D
Toma, para aprenderes!!




Os consumos do M3 surpreenderam-me pela positiva, pois apesar de se tratar de um motor de altas prestações, os consumos médios (com passeios, aceleradelas e cidade) andavam sempre na casa dos 12/13 litros/100!


Nem tão pouco era um carro desconfortável ou acanhado em termos de espaço, possuindo inclusivamente uma mala bastante generosa (400 litros)!




O sistema de som tinha sido sujeito a um 'upgrade' de colunas (Boston Acoustics) e rádio (agora um Alpine c/CD) e na mala carregava o meu subwoofer Pioneer, adquirido em 98 para a minha carrinha Laguna! Era um sonzaço!


No meu caso, e chamem-me os nomes que quiserem, passava mais tempo de rádio desligado, sempre à procura um túnel para abrir a janela e dar voz ao 6 cilindros 'M Power'!!
:-D

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Audi RS4 (2012)

Olá!
Como confesso admirador de um senhor chamado Chris Harris, não podia deixar de partilhar com vocês o seu mais recente vídeo sobre a mais recente edição de um carro (neste caso carrinha) do qual gosto bastante! O novo Audi RS4!!
Desfrutem...


quarta-feira, 20 de junho de 2012

O meu 7º carro...


Já há algum tempo que andava com um bichinho chamado 'vontade inexplicável de comprar um BMW' quando, certo dia, passando à porta de um stand ali para os lados de Sintra, me deparei com aquele que viria a ser o meu primeiro BMW.....
Um 525td (115cv) de Mar/1998, o 52-18-JT!




Apesar dos excelentes 'serviços' prestados pela carrinha Laguna, lá me despedi dela em meados de 2000, trocando-a por um 'espada' que contava com menos de 50.000km no conta-quilómetros, sempre assistido em concessionário oficial BMW.

O carro tinha uma história curiosa, pois pertenceu a uma senhora.... que nunca o conduziu!! Esta história soa a 'lugar comum' mas, neste caso, a dita senhora nunca se sentou ao volante porque tinha alguém que o fazia por ela, enquanto esta se sentava... no banco de trás!
Ah e tal 'Ambrósio', dá-me chocolates! ;-)

O meu 525td vinha com estofos de pele e rádio cassete.... de resto, vinha despido ao equipamento 'essencial'... típico BMW!

As jantes que se vêem nas fotos já foram um 'upgrade' posterior, uma vez que de origem, vinha com a bela da jante de ferro (16') com tampões de plástico! :-)



O BMW (E39) 525td não foi propriamente um sucesso de vendas em Portugal, em grande parte devido ao seu motor de 'apenas' 115cv, quando por 'pouco mais' se comprava a versão 525tds, com intercooler, a debitar uns mais interessantes/expressivos 143cv!
Confesso-vos que me estava bem nas tintas para os 143cv pois o que me dava mesmo gozo era ter um 6 cilindros debaixo do capô! Fosse ele de 115cv ou 1000cv!!

Apesar de se tratar de um diesel, a sonoridade do 2.5 era música para os meus ouvidos e mesmo dotado de uma insonorização bastante boa, o motor não deixava de se fazer 'sentir' nas acelerações mais vigorosas! cool! ;-)

Em termos de fiabilidade, o 'JT' foi um tanque e nunca me deu a mais pequena preocupação! Por falar em 'tanque'.... os consumos de 6 litros/100 da Laguna passaram a ser uma miragem, uma vez que o meu 525 raramente conseguia melhor que 9 litros/100!! Recordo uma viagem particularmente 'apressada' (a fundo), para Leiria, onde o consumo marcado foi superior a 13 litros/100!!!



O conforto e a estabilidade eram pontos muito fortes e a 180km/h parecia que se ia a 120/130!!! Mesmo!

2 meses passados após a compra, fiz o upgrade das jantes para o tamanho acima (17), 'engordando' os pneus de 205 para 235 e também melhorei o sistema de som para um sistema 'BMW Professional' com cx CD e altifalantes mais potentes.

Uma jóia de carro só vos digo!

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Evento AIA - Maio 2010

Dia 1 de Maio de 2010, no seguimento da organização de um evento com clientes, estive presente no Autódromo Internacional do Algarve, para realizar uma 'Platinum - Driving Experience'. 


Há diversos pacotes à escolha e o 'platinum', tal como o nome indica, é o 'topo de gama'!
Dele constam as provas mais completas com os carro mais performantes, destaco; Ferrari 360 Modena Trofeo, Porsche 911 GT3, Porsche 911 Carrera S, Porsche Cayman S, BMW (E92) M3, BMW 335i e BMW 135i. Acho que tb há a possibilidade de conduzir um Nissan GT-R, mas para o nosso evento não estava disponível... :-(




As provas em pista passam por; experiência de slalom com pinos e piso derrapante, iniciação ao 'drifting', realização do 'teste do alce', 8 a 10 voltas em pista com instrutor e uma prova de perseguição, na qual um piloto experimentado conduz um carro 'lebre' e o intuito é.... caça-lo!


A manhã começou com o habitual 'briefing', indispensável para esclarecimentos sobre as regras de segurança e afins, quer se tenha experiência em pista, quer não.






O primeiro evento foi realizado com o Porsche Cayman S de 305cv, cx PDK (para os menos entendidos, uma caixa de 2 embraiagens, ultra-rápida) de 6 velocidades e consistia em dominar o carro num curto percurso limitado por pinos e com algumas curvas repletas de uma película deslizante! A primeira ronda era feita com o controlo de tracção ligado e a segunda, em modo 'off'!




Depois desta divertida experiência, na qual fiz exactamente o mesmo tempo com controlo de tracção ligado e desligado ;-), passamos para o 'teste do alce', utilizando para isso um Porsche 911 Carrera S (355cv) com caixa manual de 6 velocidades. O teste consiste em acelerar até 80km/h, manter a velocidade, e de seguida, efectuar uma mudança 'brusca' de direcção para a esquerda, outra para a direita e travar numa 'caixa' devidamente delimitada. Tudo isto sem nunca tocar no travão enquanto se efectuam as mudanças de direcção! O teste de segurança, e tal como o nome indica, foi originalmente desenvolvido nos países nórdicos, onde é frequente haver travessia de veados ou alces na via e destina-se a medir a eficácia com um carro se comporta perante mudanças violentas de direcção.


 
 
 




Antes de passarmos aos eventos em pista, tivemos o nosso 'fun moment' do dia que foi.... fazer 'drifting' com um BMW M3!!!




O evento não é mais nada menos do que tentar manter o M3 de 420cv numa derrapagem controlada.... numa superfície de cimento polido e..... molhado!!!
Acho que melhor para escorregar, só mesmo uma pista de gelo!!
Obviamente que nestas condições de aderência, a dificuldade é muito pior do que se possa imaginar e, se controlar 150 ou 200cv nestas condições já não é 'pêra doce', imaginem agora com 420!!! :-)


 


Aqui fica o meu vídeo, com muuuuuitos piões pelo meio.... :-D




Depois da 'diversão', veio o trabalho mais sério!!
Preparei-me para conduzir um fantástico Ferrari 360 Modena em versão 'Trofeo'!
Motor V8, 400cv de potência, roll-cage, bacquets, slicks e caixa 'F1'.... a experiência foi absolutamente divinal! Mais impressionante do que a forte aceleração, é o poder de travagem, a velocidade de passagem em curva e ...... o sooooom do V8 Ferrari mesmo ali atrás das nossas costas!!! A caixa não era propriamente suave e a cada troca de velocidade, era como levar um coice nas costas!! Ainda assim..... um assombro de condução!!




Para terminar o dia em beleza, fizemo-nos à pista para o último evento do dia.... a 'Perseguição'! 
A 'lebre' a caçar era um 135i muito especial, conduzido pelo CEO da Parkalgar que é, nem mais nem menos, do que a pessoa que desenhou a circuito!!! Digamos que é capaz, no mínimo, de a conhecer muito bem.... ;-)
Dirigi-me pois para o carro que me esperava, o já 'conhecido' da primeira prova da manhã: Cayman S com caixa PDK!
Este último evento só veio confirmar a minha 'suspeita' de que o Cayman é um carro com um chassis brilhante e com o qual é possível andar muito depressa ao fim de pouco tempo, transmitindo sempre uma enorme confiança e compostura. Perto do final do evento, chegamos a rodar bem próximo da 'lebre' e sou capaz de jurar que se tivesse mais 2 ou 3 voltas para dar, que talvez conseguisse... não digo ultrapassar mas, chegar-me mais perto!




Que dia, só vos digo!!!


A organização esteve em grande, não deixando absolutamente nada ao acaso!!
Um evento a repetir, sem sombra de dúvida!! ;-)


a melhor volta do dia... Ferrari 360Modena... 2m14s00 ;-)