segunda-feira, 18 de junho de 2012

Evento AIA - Maio 2010

Dia 1 de Maio de 2010, no seguimento da organização de um evento com clientes, estive presente no Autódromo Internacional do Algarve, para realizar uma 'Platinum - Driving Experience'. 


Há diversos pacotes à escolha e o 'platinum', tal como o nome indica, é o 'topo de gama'!
Dele constam as provas mais completas com os carro mais performantes, destaco; Ferrari 360 Modena Trofeo, Porsche 911 GT3, Porsche 911 Carrera S, Porsche Cayman S, BMW (E92) M3, BMW 335i e BMW 135i. Acho que tb há a possibilidade de conduzir um Nissan GT-R, mas para o nosso evento não estava disponível... :-(




As provas em pista passam por; experiência de slalom com pinos e piso derrapante, iniciação ao 'drifting', realização do 'teste do alce', 8 a 10 voltas em pista com instrutor e uma prova de perseguição, na qual um piloto experimentado conduz um carro 'lebre' e o intuito é.... caça-lo!


A manhã começou com o habitual 'briefing', indispensável para esclarecimentos sobre as regras de segurança e afins, quer se tenha experiência em pista, quer não.






O primeiro evento foi realizado com o Porsche Cayman S de 305cv, cx PDK (para os menos entendidos, uma caixa de 2 embraiagens, ultra-rápida) de 6 velocidades e consistia em dominar o carro num curto percurso limitado por pinos e com algumas curvas repletas de uma película deslizante! A primeira ronda era feita com o controlo de tracção ligado e a segunda, em modo 'off'!




Depois desta divertida experiência, na qual fiz exactamente o mesmo tempo com controlo de tracção ligado e desligado ;-), passamos para o 'teste do alce', utilizando para isso um Porsche 911 Carrera S (355cv) com caixa manual de 6 velocidades. O teste consiste em acelerar até 80km/h, manter a velocidade, e de seguida, efectuar uma mudança 'brusca' de direcção para a esquerda, outra para a direita e travar numa 'caixa' devidamente delimitada. Tudo isto sem nunca tocar no travão enquanto se efectuam as mudanças de direcção! O teste de segurança, e tal como o nome indica, foi originalmente desenvolvido nos países nórdicos, onde é frequente haver travessia de veados ou alces na via e destina-se a medir a eficácia com um carro se comporta perante mudanças violentas de direcção.


 
 
 




Antes de passarmos aos eventos em pista, tivemos o nosso 'fun moment' do dia que foi.... fazer 'drifting' com um BMW M3!!!




O evento não é mais nada menos do que tentar manter o M3 de 420cv numa derrapagem controlada.... numa superfície de cimento polido e..... molhado!!!
Acho que melhor para escorregar, só mesmo uma pista de gelo!!
Obviamente que nestas condições de aderência, a dificuldade é muito pior do que se possa imaginar e, se controlar 150 ou 200cv nestas condições já não é 'pêra doce', imaginem agora com 420!!! :-)


 


Aqui fica o meu vídeo, com muuuuuitos piões pelo meio.... :-D




Depois da 'diversão', veio o trabalho mais sério!!
Preparei-me para conduzir um fantástico Ferrari 360 Modena em versão 'Trofeo'!
Motor V8, 400cv de potência, roll-cage, bacquets, slicks e caixa 'F1'.... a experiência foi absolutamente divinal! Mais impressionante do que a forte aceleração, é o poder de travagem, a velocidade de passagem em curva e ...... o sooooom do V8 Ferrari mesmo ali atrás das nossas costas!!! A caixa não era propriamente suave e a cada troca de velocidade, era como levar um coice nas costas!! Ainda assim..... um assombro de condução!!




Para terminar o dia em beleza, fizemo-nos à pista para o último evento do dia.... a 'Perseguição'! 
A 'lebre' a caçar era um 135i muito especial, conduzido pelo CEO da Parkalgar que é, nem mais nem menos, do que a pessoa que desenhou a circuito!!! Digamos que é capaz, no mínimo, de a conhecer muito bem.... ;-)
Dirigi-me pois para o carro que me esperava, o já 'conhecido' da primeira prova da manhã: Cayman S com caixa PDK!
Este último evento só veio confirmar a minha 'suspeita' de que o Cayman é um carro com um chassis brilhante e com o qual é possível andar muito depressa ao fim de pouco tempo, transmitindo sempre uma enorme confiança e compostura. Perto do final do evento, chegamos a rodar bem próximo da 'lebre' e sou capaz de jurar que se tivesse mais 2 ou 3 voltas para dar, que talvez conseguisse... não digo ultrapassar mas, chegar-me mais perto!




Que dia, só vos digo!!!


A organização esteve em grande, não deixando absolutamente nada ao acaso!!
Um evento a repetir, sem sombra de dúvida!! ;-)


a melhor volta do dia... Ferrari 360Modena... 2m14s00 ;-)

1 comentário:

  1. ... e aposto que se todos os dias fossem assim, tu não te importavas naaaaaaada!!! Grande evento! um beijo!

    ResponderEliminar